Eleições suplementares serão auditadas e eleitor pode ver ao vivo

Durante as eleições suplementares nos municípios de Matupá, Acorizal e Torixoréu, que ocorrem neste domingo, 1º de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai realizar uma auditoria da votação eletrônica. O objetivo é demonstrar que os resultados fornecidos pelas urnas correspondem aos votos nela inseridos.
Concorrem em Acorizal, o candidato a prefeito Benna Lemes (DEM), atualmente no cargo, com o vice, Maldo Sá (PP). A chapa disputa com Diego Taques (PSD) e seu vice, Wbiracy Vilela, o Bira (Pode).
Já em Torixoréu, Jonnes Saggin (PL) e o vice Raimundo Ferreira, o Raimundão (PSL) concorrem com o prefeito em exercício, Thiago Timo (PSB) que tem de vice, José Wilton (PSB).
Com três postulantes, a corrida pela Prefeitura Matupá é disputada por pelo Delegado Geraldo Gezoni (PSB) com o vice Fernando Bertolin (PP), por Bruno Mena (DEM) e o vice Celso Sorgatto (PSDB) e ainda pela única mulher que concorre no pleito suplementar, Marinilde Dall Acqua (MDB) e o vice, Celso Costin (MDB).
A auditoria do TRE ocorre com uma votação paralela. Na sexta (30), serão sorteadas duas urnas de cada município. No entanto, apenas uma urna de cada município será e as outras três urnas serão auditadas nas seções eleitorais para a verificação da autenticidade e integridade dos sistemas nelas instalados.
Todo o processo da Votação Paralela é transmitido, sem cortes e ao vivo, pelo canal do TRE-MT no YouTube. Nestas eleições suplementares, a TV Assembleia do Estado de Mato Grosso atuará como parceira nessa transmissão. Ela fornecerá equipamentos (filmadoras) e corpo técnico para seu adequado manuseio.
fonte:rdnews