7 de outubro de 2024

Após falar com ministro, Gilberto diz que teve fake news sobre doses extra a Cuiabá

Osecretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirma que teve conversa com o ministro da súda Marcelo Queiroga, que ganrantiu a ele que nunca prometeu doses extras de vacinas contra a Covid-19 para Cuiabá, como compensação pela realização da Copa América. O anúncio do envio de doses foi feito pelo prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro e pelo deputado estadual Emauelzinho (PTB) após reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro. 

De acordo com o parlamentar e o gestor da Capital, o Governo Federal teria firmado o compromisso de envio de mais doses a Cuiabá, mas não teria informado o número ainda. Emanuelzinho chegou a divulgar um vídeo ao lado do ministro onde Queiroga afirma que irá atender à demanda de vacinas por Cuiabá. Membros do Palácio Paiaguás chegaram a questionar se no vídeo ministro estaria tratando de fato de doses extra como compensação pelo torneio ou se tratava de uma promessa de vacinas genérica. 

Segundo Gilberto, Queiroga afirmou a ele que o Governo Federal estuda encaminhar doses extras para os Estados com fronteiras com outros países, o que não tem nenhuma relação com competição.

“Nunca recebi nenhuma informação formal do Ministério da Saúde de que Cuiabá receberia doses extras. Foi uma surpresa para mim. Soube pela imprensa e até perguntei a ele [Queiroga] sobre a possibilidade de que Cuiabá poderia receber 250 mil doses de vacinas extras. Mas, ele rechaçou essa informação e falou que prometeu ajudar Cuiabá em outras coisas, mas jamais prometeu mandar doses extras de vacinas, portanto não existe essa possibilidade. Infelizmente, foi uma notícia triste, mais um fake news que nós tivemos ludibriando a população de Cuiabá”, declarou o secretário.

Gilberto destacou que o ministro foi bastante taxativo em relação ao cumprimento do Plano Nacional de Imunização, que será seguido pactuando as doses para cada Estado conforme os grupos prioritários.

“Ele disse que não tem autonomia para decidir nada que esteja fora do Plano e adiantou que o conselho, não ele sozinho, estuda aumentar as doses em alguns Estados para imunizar com mais velocidade a população que está nas zonas fronteiriças do Brasil com outros países, como Mato Grosso, para evitar a entrada de novas cepas em nosso país”, pontuou ele.

Ainda de acordo com o secretário, há uma previsão de que nos próximos meses o país receba cerca de 160 milhões de doses de vacinas, como da Janssen, Coronavac e Astrazeneca.

”Temos a previsão de recebermos cerca de 22,8 mil doses da vacina Janssen e também mais doses dos outros imunizantes nesta semana. Enfim, o ministro me deu notícias boas. A previsão no mês de julho é de que o país distribua 40 milhões de doses; no mês de agosto, 60 milhões; e no mês de setembro, mais 60 milhões. Isso significa 160 milhões de doses para esses três meses, o que vai dar uma boa alavancada no programa de vacinação no país”, finalizou Gilberto. (Com Assessoria)

fonte:rdnews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *