Governo dos EUA reafirma apoio à realização das Olimpíadas
Casa Branca declarou que posição do país em relação aos Jogos Olímpicos não mudou mesmo após recomendação contra viagens ao Japão
Após desaconselhar viagens ao Japão, enquanto o país lida com uma 4ª onda da pandemia do coronavírus, o governo dos EUA afirmou nesta terça-feira que mantém o apoio à realização das Olimpíadas de Tóquio.
Jen Psakit, porta-voz da Casa Branca, afirmou à repórteres nesta terça-feira que o governo dos EUA continua a apoiar as Olimpíadas de Tóquio, ressaltando que a saúde pública permanece como preocupação central da organização dos Jogos Olímpicos, programados para começar no dia 23 de julho.
O Departamento de Estado dos EUA elevou o Japão ao nível 4 de alerta, o mesmo no qual o Brasil se encontra desde agosto do ano passado. Dessa forma o governo americano não recomenda que seus cidadãos viajem ao país.
O Japão atualmente lida com a 4ª onda da pandemia da Covid-19. A vacinação segue de forma lenta no país, com apenas 5% da população tendo sido imunizada, uma das menores taxas entre as nações mais ricas do mundo. Com 126,3 milhões de habitantes, o arquipélago já registrou mais de 700 mil casos da doença e 12.351 mortes.
Takahide Kiuchi, economista executivo do Nomura Research Institute e ex-membro do conselho do Banco do Japão, divulgou um estudo nesta terça-feira afirmando que o cancelamento das Olimpíadas resultaria em um prejuízo de R$ 87,7 bilhões para o Japão.
fonte:globoesporte