No Planalto, políticos pedem que MT seja prioridade na implantação de 5G
Com o objetivo de debater sobre a inclusão de Mato Grosso na primeira leva de implantação da internet 5G no Brasil, o presidente da Assembleia Max Russi (PSB), a deputado estadual Janaina Riva (MDB) e o senador Wellington Fagundes (PL) estiveram no Palácio do Planalto, junto ao ministro das Comunicações Fábio Faria, para debater e saber como colocar o Estado na rota prioritária da nova tecnologia. O encontro aconteceu na manhã desta terça (18).
Em termos de telecomunicações, o 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga que as empresas de telefonia celular começaram a implantar no fim de 2018. O 5G é o sucessor planejado das redes 4G, que fornecem conectividade para a maioria dos dispositivos atuais.
Conforme Max Russi, a intenção é que a conectividade chegue às famílias do campo, contemplando principalmente as escolas da zona rural. Além disso, o parlamentar avalia que o novo quadro tecnológico possa abrir precedentes para a implantação de tecnologias mais avançadas no que diz respeito à agricultura digital e de precisão, além de fomentar a melhoria no social, ambiental e na produtividade do agro.
“Sem sombra de dúvidas, um avanço importante para Mato Grosso, em diversos sentidos”, avaliou o presidente da Assembleia.
“Saímos dessa audiência muito satisfeitos com as informações a nós repassadas pelo ministro de que as escolas rurais e as comunidades mais longínquas que hoje não tem acesso à internet, serão amplamente beneficiadas pelo 5G, além da indústria e a telemedicina. Quem tem um trabalho municipalista e vem do interior como eu, sabe da dificuldade que é a comunicação e o acesso à saúde em algumas localidades e, por meio do 5G esperamos melhorar tudo isso. O senador Wellington Fagundes apoia essa causa e a Assembleia Legislativa também, e vamos lutar para o 5G se tornar realidade em Mato Grosso na primeira leva de implantação no País”, disse Janaina.
Wellington assegurou reforçar parceria com a Assembleia Legislativa, no que ele considera um verdadeiro projeto de democratização. O senador pretende aportar recursos, via Senado, para que a proposta seja consolidada.
“Estamos juntos nesse projeto, pois é um projeto que traz mais democratização e principalmente oportuniza àqueles que estão lá na ponta, mais distantes. A escola, o aprendizado, a saúde, tudo hoje depende de um sinal. O 5G está chegando e essa parceria nós vamos consolidar”, assegurou o senador.
Fonte:rdnews.com