Deputados criticam Governo Federal e defendem que MT faça o Censo em 2021
Adecisão do governo federal em não realizar o censo demográfico no país foi criticada por deputados estaduais que agora buscam parcerias para fazer o censo em Mato Grosso. Isso porque é por meio do censo que são coletadas informações cruciais sobre a população o que é base para elaboração de ações para todas as áreas.
O Ministério da Economia divulgou, na semana passada, que não conta previsão orçamentária para que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realize a pesquisa em 2021. Ano passado, devido à crise pela Covid-19, ocorreu o adiamento do Censo
“Ao invés de fazer como o governo federal e lutar contra a realização do Censo do IBGE, o Estado quer fazer o seu próprio censo para que nós tenhamos noção da nossa população, economia, PIB, desenvolvimento humano, necessidades da população”, afirmou a deputada Janaína Riva (MDB) que está liderando, junto ao colega de parlamento Carlos Avalone (PSDB), as articulações para viabilizar a pesquisa.
Já foram realizadas reuniões com membros da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio) e a pesquisa deve ser realizada por uma universidade pública.
“É importante, inclusive, para o desenvolvimento e o atrativo de empresas, estímulo à criação de renda, geração de empregos. A Assembleia está preocupada com isso de Mato Grosso não ter dados sobre sua população”, aponta a parlamentar.
Isso porque é por meio dos dados populacionais do Censo que são definidos os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) além de outras transferências da União para estados e municípios. A última contagem da população foi realizada no Censo Demográfico de 2010.
A proposta de realização do levantamento ainda será apresentada levada ao presidente da Assembleia, Max Russi (PSB) e ao governador Mauro Mendes (DEM).
fonte:rdnews