IA, falta de leitura e incentivo: por que MT não tem candidato nota mil na redação do Enem há 6 anos
A última estudante a tirar nota mil no estado era da rede privada e fez cursinho preparatório por quatro anos. Na rede pública, não há nota mil desde 2012.
✍Muito além dos cálculos e fórmulas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) usa a redação como meio para solucionar questões do cotidiano e inserir o candidato no campo da cidadania. Neste ano, o país registrou apenas 12 candidatos nota mil na redação do Exame. Em Mato Grosso, nenhum conseguiu atingir a nota máxima, uma realidade que já dura seis anos em toda a rede de ensino e, na pública, isso se estende para 12 anos.
O g1 fez um levantamento das notas e perfis dos candidatos que tiraram nota mil e conversou com especialistas para entender quais fatores contribuíram para o cenário atual. Em Mato Grosso, 29 redações ficaram com pontuação acima de 980, sendo apenas quatro redações de alunos da rede pública.
- 🧾Aproximadamente 67 mil pessoas de Mato Grosso se inscreveram para participar da prova em 2024
Número de candidatos que tiraram nota mil em MT entre 2012 e 2024CandidatosNotas 10002012201320142015201620172018201920202021202220232024051015202530
2017
● Notas 1000: 2
Fonte: INEP
Em 2012, o estado registrava 24 notas mil com o tema “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI“. No ano seguinte, foram quatro e, depois, não passou de dois.
Confira na tabela abaixo o perfil dos candidatos que atingiram nota máxima na redação ao longo dos anos:
O perfil dos candidatos nota mil nas redações do Enem entre 2012 e 2018 em MT
Ano | Notas 1000 | Escolaridade | Gênero | Cor/Raça |
2018 | 1 | Rede privada | Mulher | Branca |
2017 | 2 | Rede privada e não declarado | 2 mulheres | Branca e parda |
2016 | 2 | Rede privada | 1 homem e 1 mulher | Branca e parda |
2015 | – | – | – | – |
2014 | 2 | Rede privada | 1 homem e 1 mulher | Branca e preta |
2013 | 4 | Rede privada (1) e não declarado (3) | 2 homens e 2 mulheres | Branca (2), parda (1) e amarela (1) |
2012 | 24 | Rede pública | 5 homens e 19 mulheres | Branca (12), parda (7), preta (3), amarela (10) e não informado (1) |
Fonte: INEP
📚IA, falta de leitura e incentivo
Segundo o sociólogo e economista Mauricio Munhoz, a redução de notas máximas reflete o desestímulo à leitura da população, além da constante presença de inteligência artificial (IA) para resolução de questões básicas e uso incorreto de redes sociais no dia a dia.
“Acredito que [essas notas] tem mais a ver com a ascensão da IA, das redes sociais e do desestímulo à leitura. As pessoas estão lendo cada vez menos e quem é um bom leitor, escreve bem”, explicou.
Para a professora de redação Suzana Luz, o atual perfil dos estudantes e a falta de incentivos por parte das instituições de ensino, que tem papel fundamental na formação, são os principais fatores que colaboram para o declínio da educação. Segundo a profissional, as instituições devem reprovar os alunos que não atingirem a média exigida, o que, segundo ela, raramente acontece.
Temos uma gama de alunos que ainda não compreende a necessidade de olhar para os estudos de forma mais profissional, aquele que faça chuva ou faça sol, não deixa de estudar. As instituições também precisam fazer com que o aluno vá além da sala de aula, estimular horários de estudo em casa, ler livros, praticar redação e até reprovar os alunos que estão no ensino regular
— Suzana Luz, professora de redação
A última vez que um candidato mato-grossense conseguiu nota máxima na redação em toda a rede de ensino foi em 2018, com o tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Na época com 21 anos, Gabriela Fonseca Arenhart era aluna de escola privada e fez um texto inspirado nos versos da música ‘Admirável Gado Novo’, do cantor Zé Ramalho.
Atualmente, a jovem cursa medicina na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e conta que ficou surpresa com o levantamento. Para ela, o nível de dificuldade da prova ao longo dos anos e a falta de oportunidades aos alunos podem ter limitado o desempenho no Exame.
“Acho que a prova está ficando cada vez mais difícil! Consegui essa nota depois de 4 anos e meio de cursinho, não é algo fácil. Os temas exigem que o aluno tenha pensamento crítico, esteja a par dos assuntos atuais e os temas da redação estão cada vez mais rigorosos”, ressaltou.
Gabriela lembra ainda que por mais que a nota mil seja o sonho de muitos estudantes, a boa nota nas provas objetivas também é ideal para ser aprovado no curso pretendido.
✏️A nota final do Enem é calculada pela média das cinco provas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Redação. A redação é avaliada com base nas 5 competências de 200 pontos cada uma delas, podendo, então, chegar a 1.000 pontos.
👩🎓A qualidade do ensino em MT
Desempenho do ensino médio de MT no Ideb
O estado saiu do 19º lugar em 2021, para a 8ª posição no Brasil, mas segue abaixo do esperado.MMédia de Mato GrossoMetas fixadas20052007200920112013201520172019202120232,533,544,5
2015
● Média de Mato Grosso: 3
Fonte: IDEB
👎Coincidência ou não, desde 2013 o ensino médio de Mato Grosso não bate a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o indicador que mede a qualidade da educação no Brasil.
Há 12 anos, quando a meta era 3,1, os estudantes marcaram 2,7 no Índice. Já em 2023, último dado divulgado, o ensino médio do estado registrou 4,2 (-0,2). Se comparado com a medição de 2021, até então a mais recente, o estado saiu do 19º lugar para a 8ª posição de avanço do ensino no Brasil, mas segue abaixo do esperado (veja no gráfico acima).
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📖2° pior índice de leitura do país
Biblioteca Estevão de Mendonça, no Palácio da Instrução, em Cuiabá, foi reaberta nesta quarta-feira — Foto: Divulgação/ Secretaria de Cultura de MT
Mato Grosso possui o menor percentual da região Centro-Oeste e o segundo pior índice de leitura do país, de acordo com a 6ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada em dezembro de 2024. Apenas 36% dos entrevistados afirmam ter o hábito de ler.
📚 Em uma análise dos últimos 12 meses, Mato Grosso possui os menores índices da região em todos os itens do quesito “Penetração de leitura de livros”.
Percentual de leitores na região Centro-Oeste:
- Distrito Federal: 52%
- Goiás: 52%
- Mato Grosso do Sul: 40%
- Mato Grosso: 36%
Ao serem questionados sobre a frequência de leitura de livros de literatura por vontade própria, independente do suporte, 74% dos entrevistados mato-grossenses, que sabem ler e escrever, responderam que não possuem o hábito de ler.
Dicas para uma boa redação
A redação é um dos maiores desafios para os estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mesmo para os alunos com melhor desempenho em texto, o tema é sempre uma surpresa que só se descobre na hora da prova. Para evitar erros e facilitar o processo de escrita, a professora de redação Suzana Luz preparou 6 dicas de ouro.
- Esteja informado sobre os temas mais importantes do momento.
- Procure construir opiniões que possam ser respaldadas por especialistas no assunto.
- Pratique a leitura constante que ajuda a desenvolver os dois elementos anteriores.
- Pratique redação e busque auxílio de profissional que possa apontar eventuais desvios de norma de escrita e de apresentação de ideias.
- Cabe lembrar que a clareza e a precisão de ideias são fatores importantíssimos em provas com concorrência como é a de Redação do Enem.