7 de outubro de 2024

Assis entra em ‘cruzada’ contra ICMBio e defende estadualização de Chapada

Na última semana, o Governo de Mato Grosso precisou intervir na rodovia MT-251, no trecho do Portão do Inferno

O deputado federal Coronel Assis (União-MT) disse que vai travar uma verdadeira “cruzada” contra o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para garantir que o Estado de Mato Grosso passe a ser o responsável pelo Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que hoje é administrado pelo governo federal. 

“Quero externar meu inteiro repúdio ao ICMBio em relação ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Estou com o governo do Estado e vamos travar uma verdadeira cruzada, se for preciso, para garantir que a inércia do CMBio não resulte em mortes de mato-grossenses em razão de deslizamentos”, declarou o parlamentar em discurso na Câmara Federal. 

Na última semana, o governo de Mato Grosso precisou intervir na rodovia MT-251, no trecho do Portão do Inferno, onde paredões estão na iminência de deslizamento sobre a estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. 

A situação é preocupante, já que o trecho apresenta grande fluxo de veículos, principalmente aos finais de semana e nesta época do ano. Caminhões já estão impedidos de passar no trecho. 

O governo estadual já vem travando uma luta contra o ICMBio para garantir a estadualização do Parque. Isso porque com a administração feita pelo Governo Federal, que tem sido inerte em relação à região, o governo estadual fica impedido de realizar a reestruturação da MT-251 e de fazer investimentos turísticos na região.

Pelo menos R$ 71 milhões estão parados no caixa do governo estadual para serem investidos no parque, conforme declarou o governo em recente audiência pública realizada no Senado Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *