7 de outubro de 2024

Chefe do Estado-Maior afirma que o Exército ‘nunca quis dar golpe’

General disse que a Força tem se dedicado a combater o garimpo ilegal, a ajudar os povos indígenas e a desenvolver projetos de defesa

O general Fernando José Sant’Ana Soares e Silva, chefe do Estado-Maior do Exército, afirmou que a Força “nunca quis dar um golpe de Estado” para impedir a posse do presidente Lula. “Tanto não quisemos que não demos”, disse o militar, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada nesta terça-feira, 20. “Não houve uma única unidade sublevada.”

Segundo ele, há “setores da população, da política e do establishment intelectual” que compartilham a ideia segundo a qual o Exército nunca perdeu a ambição política e que quer um golpe. A Força, porém, é apartidária e apolítica, conforme Silva. Dessa forma, mesmo que o Exército desminta aspirações por intervenção militar, há quem acredite nessa possibilidade. “As redes sociais são muito atuantes e se perde uma energia infinita tentando desmentir ou separar o que é verdade das fake news”, observou.

Silva disse que os militares têm sido relevantes para o auxílio dos povos indígenas, como os ianomâmis, o combate ao garimpo ilegal e ao desenvolvimento de projetos para a indústria de defesa,.

“As Forças Armadas não se envolveram em atos golpistas”, constatou o general. “Muitos militares da reserva podem ter atuado nesse ou naquele sentido. Entretanto, nós, não.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *