7 de outubro de 2024

Com Júlio Campos, União comanda as duas principais comissões do Legislativo; Veja todas

O União, partido que já tem o governador Mauro Mendes, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, também já comanda a principal comissão permanente do parlamento mato-grossense, com o deputado Júlio Campos, o político mato-grossense mais experiente, e que já esteve ocupando os mais importantes cargos da República. Júlio ainda é vice-presidente da comissão de Relações Internacionais, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Institucional.

No prazo regimental, os deputados estaduais definiram os presidentes das comissões para a 20ª legislatura.  A Casa possui 14 comissões especiais e os parlamentares definidos para as comissões vão atuar no biênio 2023/2024. As comissões atuam na análise dos projetos que chegam à Assembleia Legislativa, de acordo com o assunto abordado, e dão parecer pela continuidade ou pelo arquivamento das propostas.

A CCJR, a presidida por Júlio Campos, é a mais importante, porque trata de temas constitucionais e atua como filtro de todos os temas protocolados pelos partidos, de forma individual ou coletiva. A Comissão tem ainda como titulares os deputados Dr. Eugênio (PSB), Thiago Silva (MDB), Elizeu Nascimento (PL) e Diego Guimarães (Republicanos).

Outra comissão importante, a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social tem, como presidente, o deputado Lúdio Cabral (PT).  Na Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais ficou como presidente o deputado Carlos Avalone (PSDB).

A Comissão de Segurança Pública e Comunitária é presidida pelo deputado Elizeu Nascimento (PL).
Na Comissão de Indústria, Comércio e Turismo, o deputado Diego Guimarães (Republicanos) assumiu a presidência. O deputado Carlos Avalone (PSDB), ficou com a presidência da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária.

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público é presidida pelo deputado Beto Dois a Um (PSB). Como titulares ficaram os deputados Max Russi (PSB), Janaina Riva (MDB), Elizeu Nascimento (PL) e Lúdio Cabral (PT).
Na Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, a presidência está a cargo do deputado Sebastião Rezende (União).

Outra comissão disputada é a de Educação, Tecnologia, Cultura e Desporto, que para o biênio 2023/2024 vai ser presidida pelo deputado Thiago Silva (MDB). O deputado Ondanir Bortolini (PSD), preside a Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária. Com a Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte, na presidência, ficou o deputado Valmir Moretto (Republicano).

A Comissão de Relações Internacionais, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Institucional tem como presidente e vice-presidente do colegiado, respectivamente, os deputados Gilberto Cattani (PL) e Júlio Campos (União).

O deputado Gilberto Cattani (PL), ficou com a presidência da Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania, Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *