7 de outubro de 2024

Vereador denuncia atraso de salário e 13º de garis de Cuiabá

Em vídeo postado nas redes sociais, trabalhadores da limpeza relatam que estão sem receber salário há 45 dias e até o momento não receberam o 13º salário

O vereador de Cuiabá, Dilemário Alencar (Podemos), postou um vídeo na manhã desta sexta-feira (23) em suas redes sociais denunciando o atraso no salário dos garis contratados pela Prefeitura de Cuiabá. De acordo com os próprios garis, a classe está há mais de 45 dias com salários atrasados e até o momento não recebeu o 13º salário.
 
Os trabalhadores da limpeza se manifestaram nesta manhã na Praça Alencastro. De acordo com o vídeo postado por Dilemário, os garis estão sem receber salário desde o dia 5 de novembro, sem contar o atraso no pagamento do 13º.
 
No vídeo, os garis contam que foram recebidos pelo diretor-geral da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), Júnior Leite, que assegurou que irá pagar os valores atrasados até as 14h de hoje.
 
“Uma maldade do prefeito com esses trabalhadores que recebem um salário mínimo. E não adianta o prefeito vir com a conversa fiada que a prefeitura já repassou os recursos para a terceirizada Eletroconstron, que não repassou. Os garis correm risco de passar o natal sem as mínimas condições de fazer uma simples ceia. Vou ficar na cobrança para que o prefeito pague o que deve aos garis”, diz a postagem de Dilemário.
 
O que diz a Limpurb
 
Em nota oficial, a Limpubr afirma que não há pendências financeiras entre o município de Cuiabá com qualquer uma das empresas prestadores de serviço de limpeza. De acordo com a pasta, a Limpurb não possui gestão sobre o pagamento, contratação ou dispensa de qualquer um desses funcionários que possuem vínculo empregatício direto com as empresas.
 
Mesmo assim, a pasta garante que já notificou a empresa para que a situação seja solucionada.
 
Veja a nota na integra:
 
A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) informa que:
– Não há pendências financeiras entre o Município e qualquer uma das empresas prestadoras de serviços que fornecem mão de obra para as atividades de limpeza.
– Além disso, a Limpurb não possui gestão sobre o pagamento, contratação ou dispensa de qualquer um desses funcionários que possuem vínculo empregatício direto com as empresas. 
– No entanto, a Limpurb enfatiza que já notificou a empresa para que a situação seja solucionada.
– A Limpurb está acompanhando o caso e contribuindo da forma que é possível para sua resolução.

 
O Leiagora tentou contato com a empresa Eletroconstro, responsável pela terceirização dos serviços de limpeza em Cuiabá, em três números de telefones diferentes, porém ninguém atendeu as chamadas.

Atualizada às 16h10 – empresa se manifesta

NOTA À IMPRENSA 

Sobre atrasos salariais, a empresa Eletroconstro esclarece que; 


Embora lamente profundamente o ocorrido, a Eletroconstro torna público que possui um acordo coletivo com os funcionários onde os proventos devem ser realizados até o dia 15 de cada mês. 

Sendo assim, não procede atraso de 45 dias e sim de oito no que tange aos salários, mais o décimo terceiro. 

Nesta semana, a empresa comunicou aos colaboradores que os pagamentos seriam realizados, ente os dias 19 a 23/12 e os liberou das funções sem descontos em folha até que os pagamentos fossem colocados em dias. 

Nesta sexta-feira, 23 tão logo os recursos foram repassados pela Limpurb, a empresa imediatamente realizou os pagamentos dos proventos. 

A Eletroconstro possui anos de mercado e atua em diversos municípios de Mato Grosso e carrega em sua essência o respeito aos seus mais de 600 colaboradores. 

Por essa razão, lamenta e pede desculpas pelo ocorrido, salientando, sobretudo, que desde  a pandemia vem realizado uma força-tarefa, não poupado esforços para honrar os compromissos com os funcionários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *