7 de outubro de 2024

Polarização faz TRE se preocupar, mas não temer, problemas na segurança

Ele ressalta que 6 mil profissionais da segurança pública irão atuar para garantir tranquilidade na eleição

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Carlos Alberto Machado, reconhece que a polarização política torna a eleição de 2022 atípica, cuja maior preocupação é a segurança. Contudo, ele garante não temer maiores problemas e classifica a cautela como forma de ter maior controle ante imprevistos.

“Tão com medo? Não, não é isso. É garantir, realmente, o direito do voto, preservar qualquer incidente que venha ocorrer. Você planejando e você tendo controle, tudo fica mais fácil. Se for de peito aberto, sem ter nada planejado, você não tem controle”, afirmou, na segunda-feira (21), na sede do TRE-MT.

De acordo com ele, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) vai contar com 6 mil profissionais da segurança para garantir que as eleições ocorram normalmente, na maior operação integrada já realizada no estado. Entre os objetivos, manter a sensação de segurança para o eleitor.

“A segurança que falamos é a segurança geral, começa com a segurança das urnas, da população, dos candidatos, das autoridades, de todo mundo. Essa é nossa preocupação maior”, disse o magistrado.

Ainda segundo ele, Mato Grosso não tem passado por grandes problemas, apesar do clima de polarização. Inclusive, ele avalia que nenhum crime com conotação política aconteceu em Mato Grosso até o momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *