7 de outubro de 2024

Candidatos avaliam que nenhum partido fará 3 deputados federais

Allan Kardec e Dr. Leonardo descartam que alguma sigla consiga alcançar o feito

Contas inventadas ou simplesmente impossível. É dessa forma que o deputado estadual Allan Kardec (PSB) e o deputado federal Dr. Leonardo (Republicanos) classificam a possibilidade de algum partido alcançar votos suficientes para eleger três deputados federais.

“Não vejo nenhum partido com possibilidade de fazer três, até porque para fazer três tem que superar e muito 450 mil votos. Isso é impossível. Até porque temos hoje entre 5 e 7 partidos competindo pela primeira vaga. Se apenas 5 partidos fizerem a primeira vaga, são 3 sobras e aí brigamos pela segunda vaga”, afirmou Allan Kardec, candidato a deputado federal, nesta quarta-feira (14), em Cuiabá.

Já Leonardo aponta que a maioria dos partidos deve fazer pelo menos um parlamentar, diretamente, enquanto outros dependerão da sobra. “A lei mudou e muita gente não sabe ainda, talvez atinja o número de dois, mas dificilmente passa desse número. O Republicanos é um partido forte, tem nome e vai fazer quociente para eleger um. A partir disso, dessas outras contas que estão inventando, três é quase impossível”, afirma o parlamentar federal.

Os candidatos afirmam ainda que MDB, PL, PSB, União e Republicanos são favoritos para garantir uma vaga a deputado federal. Outras três chapas trabalham com a expectativa de conseguirem uma cadeira na Câmara. Quanto menos partidos conseguirem os votos necessários, maiores as chances dos partidos do primeiro grupo conseguirem uma segunda vaga devido a legislação da eleição proporcional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *