7 de outubro de 2024

Operação destrói mais de 80 maquinários usados na extração ilegal de ouro em área indígena em Mato Grosso

As equipes que atuaram na operação Alfeu 5 aprenderam e destruíram mais de 80maquinários, escavadeiras, motores estacionários e moinhos de pedras em ação realizada ente sábado (19 ) e quarta-feira (23) para desocupar um garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé. Participaram da ação a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro, Fundação Nacional do Índio (Funai), Força Nacional e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

A Terra Indígena Sararé está localizada entre os municípios de Conquista D’Oeste, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, em Mato Grosso. Indígenas da etnia Nhambikwara são pressionados há 30 anos por garimpo ilegal de ouro na região. Os policiais bloquearam os acessos à terra indígena a fim de coibir a prática ilegal do garimpo.

De acordo com a Polícia Federal, as ações policiais na Terra Indígena Sararé continuarão para reprimir crimes ambientais e a extração ilegal de minérios. Mais de 100 públicos participaram da operação, incluindo aeronaves e embarcações.

A Polícia Federal considera que o garimpo ilegal destrói a vegetação, contamina os rios com mercúrio (utilizado na separação do ouro), além de alterar o fluxo das águas na região. A Força Nacional vai permanecer no local até abril de 2022 para impedir o retorno dos garimpeiros. A operação tem apoio dos indígenas que moram na área.

fonte:odocumento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *