7 de outubro de 2024

Atlético Mineiro vence Flamengo após pênaltis históricos e é campeão da Supercopa do Brasil na Arena Pantanal

Depois de toda a polêmica envolvendo o local da decisão e diante de uma torcida rubro-negra amplamente maior na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), venceu quem já havia sido o melhor tanto no Campeonato Brasileiro quanto na Copa do Brasil. Após um empate em 2 a 2 no tempo normal, o Atlético-MG ganhou do Flamengo numa disputa de pênaltis histórica por 8 a 7 e sagrou-se campeão da Supercopa do Brasil pela primeira vez em sua história. Já o clube carioca, que é bicampeão (2020 e 2021), agora também acumula dois vices (1991 e 2022).

Foram 24 cobranças de pênaltis até a definição do time campeão da Supercopa do Brasil. O goleiro Everson até perdeu a sua cobrança, mas ao defender o chute de Vitinho garantiu o título atleticano. E foi o herói da disputa, pois já havia parado Willian Arão e Matheuzinho. Já Hulk foi outro destaque ao converter duas cobranças para o time mineiro.

Durante os 90 minutos, Nacho Fernández abriu o placar para o Atlético-MG após falha do goleiro Hugo. Gabigol, no segundo tempo, empatou para o Flamengo e Bruno Henrique virou. Porém, posteriormente, Hulk voltou a igualar o marcador. Nas penalidades, o goleiro Everson pegou o derradeiro pênalti de Vitinho e carimbou a faixa de campeão para o clube mineiro.

Lance da partida entre o goleiro Everson e o atacante Gabigol [Foto – Pedro Souza/ Ascom Atlético-MG]O confronto foi o sétimo mata-mata de uma das maiores rivalidades interestaduais do país. O Flamengo se deu melhor na decisão do Brasileirão de 1980, no jogo de desempate da primeira fase da Libertadores de 1981, nas semifinais da Copa União de 1987 e nas quartas de final da Copa do Brasil de 2006. Já o Atlético havia superado o rival nas oitavas de final do Brasileirão de 1986 e nas semifinais da Copa do Brasil de 2014.

A Supercopa do Brasil envolve os clubes que foram campeões nacionais na temporada passada. Mas como o Atlético faturou a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro em 2021, o outro participante do jogo decisivo foi o atual vice-campeão nacional, o Flamengo. E a equipe mineira ampliou a sua grande fase com mais essa taça.

Além da taça, o Atlético recebeu uma premiação de R$ 5 milhões. Já o Flamengo ficou com R$ 2 milhões. Após quase 20 anos de hiato, a Supercopa do Brasil voltou a ser disputada em 2020, com vitória do time carioca nas duas edições anteriores. Agora, então, a equipe mineira rompeu essa hegemonia.

Os pênaltis 

Após 24 cobranças, Atlético conquista a taça com Everson heróico
Na disputa de pênaltis, os times acertaram as cinco primeiras cobranças, com Hulk, Nacho, Ademir, Arana e Vargas para o Atlético e Lazaro, Vitinho, Diego, David Luiz e Gabigol para o Flamengo. Mas aí Guga, que havia entrado nos instantes finais para bater pênalti, parou em Hugo. Porém, Everson manteve o time mineiro vivo ao defender a cobrança de Willian Arão.

Depois, então, Jair e João Gomes prorrogaram a disputa. Everson chutou por cima a sua cobrança para o Atlético, mas se redimiu na sequência ao defender a cobrança de Matheuzinho, com a bola ainda batendo no travessão. Nathan Silva e Léo Pereira marcaram nos seus disparos. Aí, Mariano parou em Hugo, mas Fabrício Bruno mandou por cima. Godín, então, também bateu para fora, assim como Hugo, desperdiçando a quarta chance de título do time carioca. Foi preciso, então, voltar a repetir os cobradores. Hulk converteu pela segunda vez, mas Vitinho parou em Everson.

Agora os rivais viram a chave para seus respectivos estaduais. O Atlético-MG enfrenta o Pouso Alegre no sábado (26) e o Flamengo tem pela frente o clássico com o Botafogo, na próxima quarta-feira (23), no estádio Nilton Santos (RJ), onde pode carimbar sua vaga para as semifinais do Campeonato Carioca.

fonte:odocumento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *