7 de outubro de 2024

Polícia Civil investiga negligência em morte de adolescente durante excursão escolar em Chapada dos Guimarães

Uma excursão de escola que acabou em tragédia: a morte de um adolescente de catorze anos, numa cachoeira, na Chapada dos Guimarães. A polícia investiga se houve negligência.

Daniel fazia parte de um grupo de 72 alunos, entre catorze e quinze anos, da Escola Estadual Professor Welson Mesquita de Oliveira, em Cuiabá. Todos os alunos tinham uma autorização, sem muitos detalhes sobre o passeio, assinada pelos pais para participar da excursão.

“É uma trilha de aproximadamente três quilômetros da sede do Véu de Noiva até a cachoeira. A gente veio procurando ele e íamos partir para outros lugares. Decidimos mergulhar e então encontramos o Daniel a aproximadamente três metros de profundidade. Infelizmente achamos ele sem vida”, conta o sargento do Corpo de Bombeiros, Luciano Gonçalo de Barros Moraes.

Em 2008, uma jovem de 17 anos morreu depois que uma parte da encosta da cachoeira do Véu da Noiva desmoronou e atingiu seis pessoas. Após o acidente, o parque ficou fechado por mais de um ano. Quando a visitação voltou, o Circuito das Cachoeiras passou a ser guiado, mas uma nova portaria liberou o passeio sem guia no último dia 23 de novembro, treze dias antes do acidente com Daniel.

As investigações da Polícia Civil apontaram que a escola tinha menos monitores do que o exigido para esse tipo de atividade escolar pelo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBIO. A polícia investiga agora quantos limites foram ultrapassados, e os riscos que deveriam ter sido evitados nessa aula de campo aqui no parque.

Na cachoeira onde Daniel morreu, o limite é de 24 pessoas, como alerta uma placa logo na entrada, mas segundo as investigações, no momento do acidente haviam mais de 30 pessoas no local do banho. Depois da tragédia, a trilha do Circuito das Cachoeiras ficou fechada um dia e reabriu para turistas e excursões, ainda sem exigência de acompanhamento de guia.

Daniel completou 14 anos no dia primeiro de dezembro. Segundo a mãe, a excursão foi um pedido dele de presente de aniversário.

fonte:odocumento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *