7 de outubro de 2024

Polícia Federal apreende 420 kg de agrotóxicos contrabandeados e 10 carros de luxo de ‘banqueiros’ do crime

A Polícia Federal apreendeu cerca de 420 kg de agrotóxicos contrabandeados e 10 carros na Operação Argentarius deflagrada nesta quarta-feira (1), com uma organização criminosa que atuava como um banco paralelo financiando atividades, como tráfico de drogas, contrabando de agrotóxico, roubo e adulteração de carga de insumos agrícolas. Na operação quatro pessoas foram presas.

De acordo com a Polícia Federal, os bens eram incompatíveis com a renda declarada pelos envolvidos aumentando as suspeitas de que sejam fruto de atividades criminosas.

O delegado Jener Alberto da Gama Barroso, da PF, afirmou que o grupo investigado funcionava como uma espécie de banco paralelo aparentemente dedicado ao financiamento de atividades criminosas. “Eles se valiam de empresas fantasmas, tanto empresas sem funcionários registrados com endereço inconsistente e também da figura das pessoas interpostas, os famosos laranjas como forma de dificultar o rastreio da origem e destino dos valores circulado por esse grupo”

As empresas de fachada atuavam em diversas frentes, entre elas transportadora, voltada para o agronegócio e uma factoring. As investigações mostraram que foram movimentados mais de R$ 500 milhões. Apenas entre os dois principais alvos as movimentações superaram R$ 220 milhões.

Verificou-se também a existência de laranjas que emprestavam suas contas para que ocultar a origem e destino dos valores. Da mesma forma, essas pessoas não possuem poder econômico para tais movimentações. Também foi verificada a existência de várias empresas de fachada, as quais não possuíam nenhum funcionário registrado e indicavam endereços inexistentes.

O nome da operação faz referência aos ‘Argentarius’, que eram personagens do Império Romano responsáveis por bancos de depósito e operações de câmbio. Eram bancos particulares, com atuação, portanto, semelhante ao do principal alvo da operação.

fonte:odocumento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *