Aumento de casos de dengue, zika e chikungunya faz municipio de MT decretar emêrgencia
Várzea Grande mostrou que em dezembro de 2024 foram registrados 163 casos de dengue. Em 15 dias de janeiro já são 313 casos estimados.
A Prefeitura de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, decretou situação de emergência na Saúde pública devido o aumento de caos de dengue, zika e chikungunya, nessa quinta-feira (16). O anúncio foi feito nas redes sociais da Prefeita Flávia Moretti, ao lado da secretária de saúde Deise Bocalon.
“As pessoas estão lotando as unidades de saúde. Algumas pessoas perdem a vida e todos nós podemos ajudar”, disse a secretária.
O painel IndoDengue de Várzea Grande mostrou que em dezembro de 2024 foram registrados 163 casos de dengue. Em 15 dias de janeiro já são 313 casos estimados.
A organização InfoDengue reúne epidemiologistas, cientistas de dados e estudantes que atuam em parceria com os órgão governamentais de Saúde para ajudar a gestão de doenças transmitidas por mosquitos como a dengue, zika e Chikungunya.
Já o Ministério de Saúde apontou que nos primeiros 15 dias de 2025, 239 casos prováveis de dengue são investigados no município, e 50 de Chikungunya. Não há registros recentes de zyka e febre Oropouche.