Tarcísio de Freitas elogia Polícia Civil por prisão de dez suspeitos na operação contra PCC
O governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) elogiou os agentes da Polícia Civil pela prisão de dez suspeitos durante a 3ª fase da Operação Downtown, deflagrada nesta quinta-feira (13). A operação visa desmantelar uma rede de hotelaria usada pela facção PCC para traficar drogas no Centro de São Paulo.
Tarcísio celebrou a ação, que mobilizou quase 400 agentes para cumprir 140 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça contra envolvidos com a rede de pensões acusadas de distribuir drogas para a região da cracolândia. O fechamento de 28 pensões clandestinas, usadas como ponto de distribuição de drogas, e o bloqueio de 26 contas bancárias utilizadas para lavagem de dinheiro foram exaltados pelo governador.
“Parabéns aos homens e mulheres envolvidos na ação. Seguiremos atuando sem dar trégua ao crime organizado em São Paulo”, escreveu Tarcísio em seu perfil na rede social X, ao publicar um vídeo com momentos da operação.
A operação, liderada pelo Departamento Estadual de Investigações sobre Entorpecentes (Denarc), é resultado de investigações iniciadas há mais de um ano. Segundo o delegado Carlos César Castiglioni, além de usarem as hospedarias para distribuir drogas, os criminosos também lavavam dinheiro através dos imóveis.
“Nessas hospedarias, quem é o proprietário, quem é o administrador, quem gerencia é alguém que tem passagem por tráfico, que está ligado à organização criminosa. Alguém que de alguma forma contribui para o tráfico na região central. Então o objetivo era tentar localizar drogas, depósitos dentro das hospedarias que abastecem o centro”, explicou Castiglioni.