Prefeito é a favor da estadualização do HMC: ‘população cuiabana banca tudo’
Passar o bastão para o estado é algo estratégico, afinal, após tantos escândalos de corrupção na saúde pública, esta seria uma forma de “se livrar” de uma dor de cabeça
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que aprova a proposta do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) da estadualização do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). De acordo com o gestor municipal, o HMC atualmente funciona como uma espécie de Hospital Regional atendendo pacientes de diversos municípios do estado, o que acaba sobrecarregando as contas da Capital.
“Não tem um centavo do estado. É a população cuiabana bancando tudo com o apoio do Governo Federal. Isso sobrecarregou a população de Cuiabá. Se o HMC fosse só para Cuiabá, dava e sobrava. Ia fazer de Cuiabá uma saúde de primeiro mundo”, disse o prefeito durante entrevista concedida ao Jornal da Cultura na manhã desta quinta-feira (11).
A estadualização do HMC voltou a ser discutida na semana passada quando o presidente do TCE-MT, o conselheiro Sérgio Ricardo, se reuniu com Emanuel e depois com o governador Mauro Mendes (União) e sugeriu passar a gestão do hospital para o estado. Para Sérgio Ricardo, a prefeitura da Capital não tem condições de gerir o hospital e a estadualização é algo urgente.
Para o governador Mauro Mendes, o assunto tem que ser tratado com cautela. Segundo ele, desde 2013 a arrecadação municipal de Cuiabá duplicou, portanto o que deve ser analisado é a forma como o dinheiro é gerido.
Passar o bastão da gestão do HMC das mãos de Emanuel para o estado é algo estratégico para o prefeito, afinal, após tantos escândalos de corrupção na saúde pública, esta seria uma forma dele “se livrar” de uma dor de cabeça. Para tanto, o prefeito argumenta que o HMC atualmente é um hospital que atende serviços de alta complexidade que seriam de responsabilidade do estado de acordo com o princípio gestão triparetite do Sistema Único de Saúde (SUS).