5 de dezembro de 2024

Mestre da dança, professor divulga aulas de lambadão no YouTube

Nas 15 aulas disponibilizadas, Vlademir ensina os passos-base do lambadão e lambadinha e ainda, movimentos de giro e aéreo

O lambadão é sucesso na baixada cuiabana e o estilo chama atenção não apenas pelas músicas, mas também pelas danças. E quem quer fazer bonito nas pistas já pode aproveitar as aulas ministradas pelo professor e dançarino Vlademir Reis.

O mestre dança criou videoaulas que estão disponíveis no canal oficial do Lambadeiros de Elite no YouTube, para qualquer um que tem interesse em aperfeiçoar a técnica.

Nas 15 aulas disponibilizadas, Vlademir ensina os passos-base do lambadão e lambadinha e ainda, movimentos de giro e aéreo. Segundo o professor, “esse pode ser o início de uma trajetória de sucesso”.

O lambadão surgiu ainda na década de 1980, em Poconé, de lá para cá o ritmo se popularizou, principalmente, com a versão de músicas de sucesso no ritmo típido da região. E desde 2007, o Vlademir ministra aulas de lambadão, seja para iniciantes, seja aos que querem aperfeiçoar a performance e fazer bonito na pista.

Ele explica que ambos os estilos, o lambadãoe lambadinha, têm a mesma contagem de tempo, mas o diferencial está no gingado. “O lambadão é mais rápido, tanto na pisada da base quanto no gingado, já a lambadinha, tem a mesma marcação de tempo, mas a forma de pisar é que é o diferencial. Mas para entender, precisa mesmo assistir às aulas”, provoca.

O projeto intitulado “Aprenda a dançar o lambadão em casa” foi contemplado pelo edital Viver Cultura, do governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), para ampliar a popularização da arte da dança que não pode faltar às festas populares da Baixada Cuiabana.

“Nem todo mundo tem acesso a aulas, afinal, são poucas as academias e professores que se dedicam ao ensino dessa dança”.

Vlademir tem como objetivo, somar aos esforços contínuos de popularização do lambadão. “Principalmente, para as gerações futuras. É divertido, faz bem à saúde e à mente e de quebra, a pessoa conhece um gênero genuinamente mato-grossense. E é interessante apostar também na circulação de mais pessoas pelas casas de show e festas. O lambadão é parte de nossa cultura”, defende Vlademir.

Ao apostar na internet e em um curso que ficará disponível para ser visualizado a qualquer tempo, o professor espera alcançar também, pessoas que têm pouco acesso a atividades culturais por estarem inseridas em municípios com escassas oportunidades de acesso a bens culturais. O conteúdo das aulas ainda pode vir a se tornar uma fonte de pesquisa para quem quer se aprofundar mais no estudo da cadeia produtiva do lambadão, bem como, do movimento cultural que nasce da periferia.

Serviço:
“Aprenda a dançar lambadão em casa”
Disponível no YouTube, nocanal Lambadeiros de Elite(Siga e aperte o sininho das notificações): @vlademirreiselite

Ficha Técnica

Professor/diretor: Vlademir Reis
Dançarinos: Adrielly Oliveira | Douglas Silva | Neia Jimenes | Lauynny Silva | Wender Júnior
Coordenadora do projeto: Gizela Pires
Produção Executiva: AMCMT
Videomaker: Sergio Henrique Dias
Produtora: RecPlay
Produção Executiva: Vendetta Produções
Assessoria de imprensa: Lidiane Barros
Design/Gráfica: Gráfica 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *