7 de outubro de 2024

Max diz que relatório contra Cattani está pronto, mas não leva em conta polêmica com Maysa Leão

Não há clima para a punição máxima dentro da Casa e deputado pode ser afastado por alguns dias

O deputado estadual Max Russi (PSB) afirmou que o relatório da Comissão de Ética sobre o processo disciplinar contra o deputado Gilberto Cattani (PL) já está pronto e pode entrar na pauta das sessões de quarta-feira (06). Contudo, o parecer ainda deve ser votado internamente na comissão antes de ir ao plenário. A reunião do grupo de trabalho depende da convocação da deputada Janaina Riva (MDB).

Max Russi conversou com a imprensa na manhã desta terça-feira (05) e contou que o documento não leva em consideração a mais recente polêmica envolvendo o deputado bolsonarista. Cattani está em pé de guerra com a vereadora Maysa Leão (Republicanos) por conta de um vídeo em que ambos debatem a castração química de estupradores. A postagem tem rendido ameaças à parlamentar e a seus familiares, por isso Maysa recorreu à Procuradoria da Mulher da Assembleia, liderada por Janaina Riva.

A  nova polêmica, para o presidente Eduardo Botelho (União Brasil), pode pesar contra Cattani durante a votação dos demais deputados no plenário. O processo disciplinar por quebra de decoro poderia chegar à cassação, contudo, não há clima para a punição máxima dentro da Casa. Outras penalidades incluem a suspensão, em pouco mais de um mês, e a advertência, que seria um tipo de censura. O abrandar da possível punição gera críticas à AL na condução do caso.

“O relatório está pronto. Agora estamos aguardando a deputada Janaina convocar a reunião para a gente votar o parecer. É difícil comentar [caso Cattani e Maysa Leão], porque eu não recebi nada. Parece que foi encaminhado a deputada Janaina e assim que ela me encaminhar vou analisar”, disse Max.

Cattani é alvo da Comissão de Ética por ter comparado um mulheres a vacas durante um reunião da Frente Parlamentar Pró-Vida, ou seja, contra o aborto. O caso rendeu puxões de orelha e cobranças de entidades representativas por punições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *