Prefeito é alvo de operação do MPE por corrupção e agentes cumprem mandados em residência e prefeitura

Conteúdo/ODOC – O Ministério Público Estadual (MPE) deflagrou nesta manhã de terça-feira (15) a Operação Avaritia, mirando um esquema de desvio de verbas públicas na Prefeitura de Diamantino. Entre os alvos da investigação, encontra-se o prefeito da cidade, Manoel Loureiro Neto (MDB).
A ofensiva foi conduzida pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco) com o apoio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). O Naco, responsável por investigar indivíduos com foro especial por prerrogativa de função, como no caso de prefeitos, liderou a operação.
Os agentes estão cumprindo mandados de busca e apreensão tanto na Prefeitura Municipal quanto nas residências dos alvos da operação. O material coletado durante essas ações subsidiará um inquérito policial já instaurado para aprofundar as investigações em torno do prefeito municipal e outro indivíduo sob investigação.
No decorrer do dia, o Naco planeja encaminhar ao Tribunal de Justiça um pedido para o levantamento do sigilo que envolve as investigações, visando a transparência no processo.
O nome da operação, “Avaritia,” que remete a conceitos como “avareza” e “ganância,” aponta para a seriedade das alegações e destaca o comprometimento do MPE em apurar possíveis irregularidades no âmbito da administração pública.
A Prefeitura emitiu nota sobre o assunto. Veja abaixo.
NOTA À IMPRENSA
Em relação à Operação Avaritia, do Núcleo de Ações de Competências Originárias (NACO) do Ministério Público Estadual, realizada na manhã desta terça-feira (15.08), informamos que:
O município e o prefeito Dr. Manoel Loureiro Neto contribuíram com a operação fornecendo os documentos relativos a obra de construção do alambrado no novo cemitério municipal, a construção de 03 (três) salas de aula na Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz e acerca da construção de uma cobertura para quadra poliesportiva na Escola Municipal Castro Alves na Caeté.
Dr. Manoel Loureiro Neto esclarece que foi surpreendido com a operação tendo em vista que já havia sido intimado para apresentar os documentos exigidos pelo Ministério Público e cumprido com as diligências.
O prefeito ainda informa que todas as decisões no âmbito da Prefeitura de Diamantino são tomadas pensando no melhor para os diamantinenses e reforça o seu compromisso com o dinheiro público, o cuidado com o cidadão e desenvolvimento de políticas públicas que fomentem o desenvolvimento e a economia do município.
Por fim, Dr. Manoel Loureiro afirma confiar nas instituições para apuração da verdade e mantém o compromisso com a transparência e os valores institucionais.
A Prefeitura de Diamantino e o prefeito municipal permanecem à disposição das autoridades para colaborar com os esclarecimentos dos fatos.
Devido ao fechamento do prédio para apuração das demais informações, os servidores municipais foram liberados durante o expediente desta terça-feira (15.08). A partir de quarta-feira (16.08) o horário de atendimento será restabelecido normalmente, sendo das 07:00 às 13:00 horas.