5 de dezembro de 2024

Falta de mão-de-obra e custos operacionais são principais desafios dos produtores de Mato Grosso

Conteúdo/ODOC – A falta de mão de obra e os custos operacionais para se produzir alimentos são os principais desafios do setor produtivo de Mato Grosso, conforme a pesquisa “Perfil e Hábitos dos Produtores Rurais em Mato Grosso”. A apresentação aconteceu durante uma live transmitida pelo canal do Imea no YouTube na terça-feira (30).

O levantamento das informações ocorreu em outubro de 2022 por meio de ligação telefônica com os produtores rurais, conforme base de contatos do Imea. Foram ouvidos 790 produtores rurais em Mato Grosso, sendo 398 são agricultores e 392 pecuaristas.

Para os agricultores, foi citado por 44,47% dificuldades para contratar mão-de-obra qualificada para o campo. A maioria dos pecuarista também revelou a mesma preocupação em 11,22% das respostas.

Os custos operacionais são a segunda maior preocupação dos produtores, sendo citado por 9,44% dos pecuaristas e 35,43% dos agricultores.

Conforme o superintendente do IMEA, Cleiton Gauer, destaca que a mão de obra no campo é um tema muito sensível especialmente na agricultura porque falta essa mão de obra qualificada. Já em relação aos custos de produção houve aumento nos últimos três anos, exigindo controle maior dos produtores.

“As alterações no microclima nos últimos anos têm afetado a segunda safra em Mato Grosso, os preços pago ao produtor também é ponto de alerta com a queda das commodities. As pragas e doenças também são desafios embora eles tem maior controle  com tecnologia e o manejo”, explicou Gauer.

Além disso, há outros temas que também são citados pelos produtores como cenário político, logística, financiamento, segurança jurídica, armazenagem, produtividade, sucessão e garantia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *