7 de outubro de 2024

Empresários de MT ganham espaço e farão parte da direção Confederação Nacional da Indústria

Conteúdo/ODOC – O atual presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Sílvio Rangel, e os empresários Jandir Milan e Alexandre Furlan vão tomar posse no dia 31 de outubro na Confederação Nacional das Indústrias (CNI) para o período de 2023-2027. Sílvio será um dos vice-presidentes e Milan e Furlan vão permanecer como diretores da instituição.

O empresário baiano e atual presidente da Federação das Indústrias da Bahia, Ricardo Alban, assume a presidência Confederação no lugar de Robson Andrade. Ele foi eleito no dia 3 de maio.

Atualmente, o setor industrial no Brasil responsável por 72% das exportações brasileiras de bens e serviços, por 68% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento e por 33% da arrecadação de tributos federais; emprega 9,8 milhões de trabalhadores e paga os melhores salários; é responsável, também, por viabilizar a competitividade dos demais segmentos da economia, produzindo, por exemplo, maquinários, equipamentos, sementes, fertilizantes e satélites, insumos essenciais para a alta produtividade da agricultura brasileira.

Nas últimas quatro décadas, entretanto, sucessivas crises econômicas, internas e externas, associadas a antigos problemas estruturais, que elevam o Custo Brasil, levaram a um processo de desindustrialização precoce e acelerada.

A CNI tem o desafio de direcionar o setor e contribuir com a gestão pública com projetos para a retomada da industrialização brasileira.

Na avaliação de Silvio Rangel, o Brasil precisa de um plano consistente da retomada da industrialização, com foco nos desenvolvimentos regionais. “Temos grandes desafios e a CNI tem esse papel de alavancar e trabalhar pelo desenvolvimento desse setor que é estratégico para a dinamização da economia do país. E ter uma CNI unida e atuante é fundamental para contribuir com o crescimento do país”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *