Saúde de Cuiabá começa a fazer cirurgias de laqueadura
As cirurgias eram feitas somente pelo Hospital Santa Helena, por meio de contrato de prestação de serviço
A rede municipal de Saúde de Cuiabá, sob intervenção do Estado, começou nessa segunda-feira (10) a realizar laqueadura pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As cirurgias eram feitas somente pelo Hospital Santa Helena, por meio de contrato de prestação de serviço, em quantidade abaixo do necessário para atender a demanda, como apontou o Ministério Público Estadual (MPE), em ação civil pública.
As cirurgias estão sendo feitas no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). A meta é atender em três meses todas as 431 mulheres que já tiveram os procedimentos autorizados pela Central de Regulação.
“Além de retomar as cirurgias no antigo Pronto Socorro, conseguimos ampliar as especialidades para atender pessoas que estavam aguardando por procedimentos há vários anos. Identificamos mulheres que estavam esperando há cerca de nove anos por cirurgia de laqueadura”, destaca a cointerventora Deisi de Cássia Bocalon Maia, que exerce o cargo de secretária adjunta de Planejamento e Operações da Secretaria Municipal de Cuiabá.
A realização de laqueaduras consta no plano de ação elaborado pelo Gabinete de Intervenção para melhorar o atendimento de saúde pública na Capital no prazo de 90 dias, estabelecido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
O HPSMC também deu início nesta semana aos procedimentos de histerectomias (retirada do útero); hernioplastias (cirurgia de hérnia umbilical, epigástrica, inguinal e incisional); colecistectomia (retirada de vesícula); vasectomia e de varizes.
Os pacientes estão sendo chamados pela equipe de regulação para o agendamento dos procedimentos. A orientação é que as pessoas que estão no aguardo procurem uma unidade de saúde para a atualização do cadastro, principalmente para informar o número de telefone atual para que a equipe consiga manter contato.