5 de dezembro de 2024

Maior parque tecnológico chinês pode se instalar em MT de olho no agronegócio

Incubadora seria instalada no parque que está sendo construído em Várzea Grande

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Allan Kardec (PSB), anunciou nesta quarta-feira (5) que Mato Grosso negocia trazer uma incubadora do TusPark, maior parque tecnológico chinês e um dos maiores do mundo, para dentro do parque tecnológico estadual que está em construção em Várzea Grande e deve ser concluído até o final de 2023.

Ligado à Universidade de Tsinghua, o TusPark anunciou interesse em levar o parque para a América Latina e a prioridade é Brasil e México. No território nacional, Mato Grosso enfrenta concorrência com São Paulo e Rio Grande do Sul. Contudo, o estado do Centro Oeste possui o agronegócio como vantagem estratégica.

“Os chineses e a WEB, brasileira, estão disputando os motores elétricos no mundo. A WEG já avançou para linha pesada de ônibus. E a WEG e os chineses estão disputando esse mercado inovador que são os motores dos implementos agrícolas, motores e colheitadeiras movidos a energia solar. Talvez Mato Grosso será o ponto focal disso e quem sabe, em uma década, não haverá mais óleo diesel dentro das fazendas de Mato Grosso”, explicou Allan.

As tratativas iniciais para Mato Grosso ter uma incubadora do TusPark foram realizadas durante a missão da comitiva brasileira à China organizada pelo governo Federal. 

Enquanto isso, as obras do parque em Várzea Grande estão em 70% e continuam em execução. Os recursos necessários já estão alocados com a Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), e a previsão de término é dezembro deste ano. Já no primeiro trimestre de 2024 o local deverá ser equipado, para então entrar em funcionamento.

Parque Tecnológico

Um parque tecnológico compreende uma área física delimitada, convenientemente urbanizada, destinada às empresas intensivas em tecnologia que se estabelecem próximas às universidades com o objetivo de aproveitarem a capacidade científica e técnica dos pesquisadores e seus laboratórios.

No caso do parque em Várzea Grande, ele será em anexo ao campus Várzea Grande da Universidade Federal de Mato Grosso e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *