7 de outubro de 2024

Projeto “A arte de proteger” da GM ensina e encanta alunos, professores e famílias e vai à zona rural neste semana

Lançado no dia 08 deste mês pela Guarda Municipal de Várzea Grande (GMVG), em parceria com a prefeitura de Várzea Grande, combinado com a Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande (SME-VG), o projeto “A Arte de Proteger” nem mesmo completou um mês e já conquistou alunos professores e familiares, superando até mesmo as expectativas mais otimistas, com grande volume de trabalho, quantidade de muitos alunos jovens alcançados e apoio e auxílio dos professores.  Só nesta semana, já estão previstas atividades em quatro escolas, uma da zona rural do município.

O projeto ‘A Arte de proteger’, consiste em levar aos alunos da rede municipal de ensino e, indiretamente, às comunidades, noções de cidadania, segurança e prevenção, educação para o trânsito e boas maneiras., em todos os sentidos. O trabalho, que é feito com pequenas palestras em salas de aula e pátios, teatro com marionetes e brincadeiras, é uma iniciativa da Guarda Municipal e é feito pelos agentes da GMVG.

Fraulen Doreir e Inês Guimarães, que estão à frente das atividades: trabalho gratificante e divertido

– “É um projeto em que ensinamos. mas também aprendemos. Trabalhamos no dia dia com toda sorte de perigo, cuidando do trânsito e da segurança da cidade, mas nos divertimos também com as crianças e professores, afinal somos também uma força comunitária e queremos sempre dar nossa contribuição a projetos estudantis, culturais, voltados às comunidades”, explica uma das coordenadoras do programa.

Com início na EMEB Maria Pedrosa de Miranda, no bairro Parque Sabiá, o projeto vai aos poucos se estendendo para outras unidades, conforme as agendas.

Num das unidades escolares, alunos veem e ouvem atentamente as apresentações com marionetes

O conteúdo do projeto se amplia com com outras atividades educativas da própria SME-VG, como o que trata de educação ambiental, como o Praticas sustentáveis, coordenado por Vagner e também “Escola criativa”, que orienta e ensina as crianças conceitos básicos do trânsito – os sinais e suas cores, sinalização horizontal e vertical, faixa de pedestres, acessibilidade, uso do cinto de segurança, entre outras instruções. O projeto “Escola criativa”  é coordenado e acompanhado pela sub-secretária de Educação, Maria Alice Barros.

Nesta semana, as atividades vão, pela primeira vez, para uma escola municipal, chegando à  EMEB Bianca Lorena Capilé – Sadia III, mas outras escolas nessas localidades também receberão o projeto e podem comunicar e pedir à GM.

COMO SOLICITAR O PROJETO

No projeto “A Arte de proteger”, que é dirigido pelas guardas municipais Fraullen Doreir e Inês Guimarães, é possível fazer a solicitação para agendamento antecipado por ofício, pelo telefone 65- 984648606 e pela internet no Instagram @guardamunicipalaartedeproteger.

Nesta semana, as atividades vão, pela primeira vez, para uma escola municipal da zona rural, a EMEB Bianca Lorena Capilé – Sadia III, mas outras escolas nessas localidades também receberão o projeto.

Veja a agenda de visitas nas escolas já definida entre os dias 21 e 24

21/03 terça feira
EMEB JOSÉ ESTEJO
MATUTINO E VESPERTINO

22/03 quarta-feira
EMEB NAPOLEÃO JOSÉ DA COSTA
MATUTINO E VESPERTINO

23/03 quinta-feira
EMEB ARISTIDES POMPEO DE CAMPOS
MATUTINO E VESPERTINO

24/03 sexta-feira
EMEB BIANKA LORENA CAPILE
SADIA III
MATUTINO E VESPERTINO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *