Presidente reeleito da AL manda recado para governo do Estado: vamos fiscalizar mais
Eduardo Botelho afirma que ALMT vai assumir nova postura perante o governo do Estado
O presidente reeleito da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (União), afirmou que o governo do Estado precisará mudar a forma de se relacionar com a Casa de Leis. De acordo com ele, a administração estadual precisará trabalhar mais em parceria com o Legislativo, além de lidar com maior fiscalização por parte dos deputados estaduais.
“A Assembleia não vai mais aceitar… O governo está acertando? Vem acertando. Mas não vem trabalhando exatamente junto com a Assembleia. Então ele tem que começar a trabalhar junto com a Assembleia. Os deputados vão ser mais propositivos, começar a fiscalizar mais”, afirmou Botelho, após ser reeleito presidente, em sessão de abertura da nova legislatura, nessa quarta-feira (1º).
De acordo com ele, na legislatura passada, de 2019 a 2022, os parlamentares fizeram um mandato de cooperação com a administração estadual devido à necessidade de recuperar a máquina pública, que estava em crise, com atrasos salariais, dívidas acumuladas e dificuldades para contratar serviços devido à falta de credibilidade na praça.
Além disso, no meio do caminho, tanto o Executivo estadual quanto o Legislativo enfrentaram a pandemia de covid-19, que mudou a dinâmica política e fez com que os parlamentares assumissem um perfil mais reativo perante o governo do Estado.
Agora, no entanto, a situação do governo do Estado é diferente, com as contas no azul e estabilidade fiscal. Com isso, os deputados deverão assumir um papel mais ativo, tanto no sentido de propor políticas públicas, quanto de fiscalizar a administração estadual.