7 de outubro de 2024

Várzea Grande fará concurso público com mais de 200 vagas para Guarda Municipal no próximo ano

O sub-comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Alexander Ortiz, anunciou em entrevista na TV Cuiabá, HDTV 11.1, no programa Comando Geral desta terça-feira (27), que o prefeito Kalil Baracat (MDB) já determinou a realização de um concurso público para a Guarda Municipal em 2023. Serão mais 200 vagas. Ortiz também falou do comprometimento do prefeito com o reenquadramento do atual efetivo da Guarda Municipal. “É uma determinação do prefeito Kalil tornar a nossa Guarda Municipal cada vez melhor”, disse Alexander.

“Ano passado reformamos nosso estatuto com o viés de que a Guarda Municipal tivesse uma carreira condizente com as forças de segurança pública. Agora estamos na fase final, passando pela Procuradoria. O prefeito está ajudando e se comprometeu nos reenquadramentos da Guarda Municipal, somos todos concursados, é uma exigência da Lei Federal”, disse.

Sobre o concurso público, Alexander Ortiz informou que será o terceiro da corporação, criada em 2000. “São 22 anos de existência com um efetivo de 135 pessoas. Há necessidade de um aumento de efetivo, a cidade cresceu e o prefeito já anunciou que no ano que vem teremos o concurso”, disse o sub-comandante da Guarda Municipal.

Ortiz esclareceu ainda sobre o concurso público do próximo ano que os requisitos principais são ter idade mínima de 22 anos e no máximo 35 anos e conhecimento geral nível ensino médio, além de aptidão física.

Na época em que foi criada, a Guarda Municipal tinha uma estrutura maior do que a atual, segundo o sub-comandante, com 16 veículos e o salário era equivalente a 5 salários mínimos. Mas deteriorou-se com a visão de cada gestor que ocupou o comando da Prefeitura.

A Guarda Municipal, conforme Ortiz,  é pioneira na segurança pública em Mato Grosso e segue sendo única do Estado habilitada para atuações armadas. Reconhecida pelos resultados oferecidos à cidade, a corporação se tornou um espelho da administração pública, reforçando ações junto à população e atuação em conjunto com as demais outras forças policiais como a Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros entre outros no combate à criminalidade.

“A Guarda Municipal é atuante junto à sociedade, seja no patrulhamento, como no suporte à mobilidade urbana, pelas operações nos bairros ou ações sociais”, disse Ortiz que fez questão de destacar ainda, durante a entrevista, o trabalho do comandante da Guarda Municipal, Alisson Baracat que, segundo ele, não mede esforços para garantir os “direitos e o bem-estar da tropa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *