Emanuel nega rejusto do IPTU e diz que projeto enviado à Câmara prevê atualização da planta genérica

Kelly Silva – Especial para o Documento – O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), criticou opiniões controvérsias sobre o aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Cuiabá e disse que o acréscimo de reajuste não é verídico, já que a prefeitura enviou para Câmara de Vereadores o projeto de lei onde não prevê reajuste, apenas atualiza a Planta Genérica de Valores (PGV) para o município.
“Não existe aumento, existe atualização da planta genérica de valores, as pessoas optaram por interpretar como elas querem, sou o prefeito de Cuiabá e daqui um mês vou completar seis anos como prefeito na capital. O único prefeito da história de Cuiabá que nunca deu aumento no IPTU, apenas correção inflacionária, isso é inédito”, pontuou.
Emanuel ressaltou que a “atualização da planta é uma exigência, um anseio do segmento organizado da sociedade. O projeto foi totalmente transparente à população”. Segundo ele, foram mais de 10 entidades envolvidas nesse trabalho. Entre elas estão o IBGE, IBAP, Creci, Crea, Sinduscom, CDL e a Associação Comercial de Cuiabá.
“Importante salientar que os valores da nova planta e valores genéricos não são uma imposição da prefeitura municipal de Cuiabá, e sim uma construção com a sociedade civil organizada representada pelas entidades acima do estado. Prova disso é que foram realizadas mais de vinte reuniões deliberativas ao longo de oito meses em terço debate e análise mercadológicas e de impacto nos cenários sociais”, concluiu o prefeito.
fonte:odocumento