7 de outubro de 2024

Em MT, Bolsonaro lidera com 49,3%; Lula avança e chega a 31,6% de preferência popular

Se dependesse apenas do minúsculo colégio eleitoral de Mato Grosso, o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), seria reeleito em 1º turno. De acordo com a mais nova pesquisa da Percent, o chefe do Alvorada obteve 49,3% das citações.

Já o ex-presidente Lula (PT), que historicamente sempre encontrou dificuldades para avançar na terra do agronegócio, atingiu 31,6% das intenções de votos na modalidade estimulada.

Mesmo muito distante dos líderes, a presidenciável, Simone Tebet (MDB), pela primeira conseguiu ultrapassar Ciro Gomes (PDT). Com 2,5%, ela tomou o terceiro lugar do pedetista, com 2,2%. Óbvio que eles estão empatados tecnicamente, muito abaixo de Bolsonaro e Lula.

No quadro espontâneo, Bolsonaro segue liderando com folga. O candidato do PL chegou a 48,3%, contra 30,1% de Lula. Perceba que os números da pesquisa espontânea estão próximos ao cenário estimulado. Isso mostra pouca margem para mudança ou reviravolta eleitoral em Mato Grosso.

“A exemplo do que ocorre no Brasil, aqui no estado os eleitores também já definiram lado, e suas cores ao pleito presidencial. Dificilmente o quadro para presidente sofrerá alguma alteração, pois quem é Lula vota no Lula, e quem ama o Bolsonaro, também voto no presidente”, asseverou Ronye Steffan, proprietário da Percent.

Metodologia

A pesquisa foi realizada de 17 a 19 de setembro, com margem de erro de 2,83% para mais ou para menos. O levantamento aplicou 1.200 entrevistas presenciais nas cinco regiões de Mato Grosso, seguindo critérios científicos como renda, sexo, idade e escolaridade. A sondagem está devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob os números MT-01749/2022 e BR-07048/2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *