7 de outubro de 2024

Incêndio no Parque Cristalino II em MT já consumiu mais de 7 mil hectares de floresta amazônica

G1-MT – Novas imagens divulgadas pela Rede Nacional Pró Unidades de Conservação (Rede Pró UC) feitas neste sábado (17) mostram a destruição causada pelo incêndio no Parque Cristalino II, em Alta Floresta, no norte de Mato Grosso. Segundo a ONG, mais de 7 mil hectares de Floresta Amazônica já foram consumidos e as chamas ainda não foram totalmente controladas.

O parque é uma das principais áreas de biodiversidade do país. Os pesquisadores alegam que o incêndio, que começou no dia 13 agosto, é uma tentativa de ocupação do agronegócio e cobram o Poder Público para que fiscalize, identifique e autue os responsáveis.

“Esse é o segundo passo do processo de ocupação da região da Amazônia. Primeiro, acontece o desmatamento, que vem seguido do fogo”, explica a diretora-executiva da Rede Pró UC, Angela Kuckzach. “A ocupação avança ano após ano, mas a preocupação maior é que, agora, ela está acontecendo também dentro das unidades de conservação”.

Há a suspeita, segundo a polícia, que o fogo teria sido ateado após o pouso de uma aeronave nas proximidades. “O que vai acontecer em seguida com a área: vai virar, provavelmente, pastagem ou, nas regiões mais planas, monocultura. É assim que acontece a ocupação da Amazônia. O triste, neste caso, é que a gente está falando de um dos parques estaduais mais importantes do sul da Amazônia, com uma alta taxa de biodiversidade, com espécies que só ocorrem aqui”, reforça.

O imbróglio jurídico vivido pelo parque, depois que a Justiça solicitou que o estado extinguisse a reserva e o Ministério Público Estadual recorreu da decisão, provocou o avanço do desmatamento na região, segundo a rede.

fonte:odocumento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *