7 de outubro de 2024

Encontro Técnico do Algodão debate impacto do estresse ambiental na safra 21/22

Atraso no crescimento vegetativo e escassez hídrica foram alguns dos problemas enfrentados pelos produtores

Será realizado entre os dias 29 a 31 de agosto, no hotel Gran Odara, o XIV Encontro Técnico Algodão da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT).

Na oportunidade, produtores, técnicos, pesquisadores e empresários devem debater temas relacionados à interferência direta de fatores adversos ou favoráveis durante o plantio e colheita do algodão, e como o estresse ambiental impacta de forma significativa o desenvolvimento vegetativo da commoditie, afetando diretamente a produção e a qualidade da fibra.

“Foi exatamente isso que foi observado durante a colheita da safra 2021/22 em várias regiões produtoras”, explica o professor Ederaldo José Chiavegato, doutor em produção vegetal e palestrante convidado.

Segundo ele, “apesar da adequada janela de semeadura em janeiro em todas as regiões do estado, o ciclo da cultura foi comprometido pelo excesso de chuvas, resultando em plantas com raízes superficiais, atrasando em cerca de 10 a 15 dias o aparecimento do primeiro botão floral e, consequentemente, o surgimento da primeira flor”.

O encerramento das chuvas em abril também teve influência direta na produção. Em Mato Grosso, as principais regiões produtoras, com exceção da microrregião de Primavera do Leste semeiam a segunda safra de algodão a partir de janeiro, podendo adentrar até a primeira quinzena de fevereiro.

“É aí que já começam as preocupações dos cotonicultores”, comenta o especialista, que antecipou um pouco do que será discutido durante o evento.

Programação
Credenciamento  29/08 – 11:00 a 13:00

Almoço : 12:00 as 13:30

Painéis
29/08 – 13:30 as 18:00 (finalização com coquetel)

30/08 – 08:00 as 18:00 (almoço e finalização com coquetel)

31/08 – 08:00 as 12:30 ( finalização com almoço)

fonte:odocumento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *