7 de outubro de 2024

Mauro reequilibra finanças, foca na gestão e inicia o quarto ano de Governo com 53,7% de ótimo e bom

A primeira pesquisa estadualizada de 2022, realizada pela Percent em parceria com a TV Cuiabá e portal ODOCUMENTO, revela quadro surpreendente de superação do atual governador, Mauro Mendes (DEM). No final de 2019, por exemplo, a avaliação administrativa do Governo apontava para níveis de rejeição elevadíssimos.

Passados três anos, com foco total na gestão e planejamento estratégico, Mauro virou o jogo e começa o último ano de Governo como administrador público bem avaliado, se comparado aos demais chefes de Executivos dos 27 estados da Federação.

O grau de satisfação da sociedade em geral, pesquisado pela Percent, mostra aprovação de 53,7% entre os índices de ótimo e bom, contra 38,1% de ruim e péssimo. Perceba que o ponteiro da balança está inclinado para o lado positivo, o que afasta a rejeição elevada lá no início do Governo.

Com propaganda institucional “redondinha” e caixa para se investir em obras e serviços, governador, Mauro Mendes (DEM), cresce de forma exponencial na pesquisa da Percent

O nível de aprovação popular do governador também é consistente, levando em consideração a magnitude das reformas implementadas no coração da máquina estatal, em janeiro de 2019. Pelo apurado, 49,5% dos mato-grossenses aprovam a forma como Mauro conduz a gestão. Outros 40% reprovam. Há bem pouco tempo atrás, esses indicadores estavam em sentido inverso, mais um sinal claro de ascendência quando se avalia o trabalho da equipe de Mendes, como um todo.

Gestão estadual inverte o quadro e inicia o quarto ano com aprovação bem maior do que a reprovação, fato que não ocorria lá no início do Governo

A Percent captou ainda o nível de confiança da população, quanto a figura pessoal de Mauro. Neste quesito, as opiniões se dividem: 43,9% dos entrevistados confiam plenamente na pessoa “física” do governador. Outros 45,4% não confiam.

A estratificação dos números mostra claramente a forte penetração de Mendes nas cidades polos, onde a informação sobre sua gestão chega com mais facilidade através da grande mídia. Nos “grotões” ou municípios menores, a imagem de Mendes ainda carece de polimento institucional, o que deve ocorrer com os programas eleitorais, caso ele decida concorrer à reeleição.

Nível de confiança está dividido; o que ainda pesa contra a imagem pessoal do governador, Mauro Mendes (DEM), é a pouca informação do Governo que chega às pequenas cidades, onde a mídia tem muita dificuldade de penetração

Campo

Percent aplicou a técnica survey de opinião, entrevistando 824 pessoas de forma presencial. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 3,44% para mais ou para menos. Por conta da enorme dimensão territorial, além das fortes chuvas que caíram em Mato Grosso no último mês, o trabalho de campo se estendeu entre os dias 17 a 23 de fevereiro. Como determina a legislação eleitoral em vigor, a pesquisa foi devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com os números BR-05109/2022 e MT-04555/2022. 

fonte:odocumento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *