7 de outubro de 2024

Cuiabá descarta abrir escolas para vacinação de crianças e defende que pais decidam sobre aplicação

Mato Grosso recebe nesta sexta-feira o primeiro lote com 23 mil doses de vacinas Pfizer contra Covid-19 para a imunização de crianças de 5 a 11 anos de Mato Grosso. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou vacinação de crianças em dezembro e o grupo foi incluído no Programa Nacional de Imunização (PNI) em 6 de janeiro, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde.

O prefeito de Cuiabá, porém, já disse que menores acompanhados pelos pais serão imunizadas. Conforme Emanuel Pinheiro (MDB), a gestão municipal não irá escolas da rede municipal para aplicação de dose nos alunos. “A orientação é que não se vacine de forma compulsória, a vacinação tem que vir acompanhada dos pais. Não podemos abrir unidades obrigando crianças a vacinarem. Se vier acompanhado dos pais será vacinado, agora, não podemos abrir unidades escolares e obrigar as crianças a vacinarem”, afirmou.

Segundo o Ministério da Saúde, a criança deve ir aos postos de vacinação acompanhada dos pais ou responsáveis ou levar uma autorização por escrito. O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações.

A primeira remessa com 1,2 milhão de doses de imunizante chegou ao Brasil na madrugada de quinta-feira (13). Mais outras duas serão enviadas. A previsão é que o país receba este mês um total de 4,3 milhões de doses. A previsão é que durante o primeiro trimestre devem chegar ao Brasil quase 20 milhões de doses pediátricas, destinadas ao público-alvo de 20,5 milhões de crianças.

fonte:odocumento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *