7 de outubro de 2024

Emanuel nega irregularidades na aplicação de recursos do Fundeb e diz que oposição precisa estudar mais

Em sua primeira live semanal realizada na tarde desta quinta-feira (6) pelas redes sociais, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), negou que tenha praticado irregularidades na aplicação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e disse que os “vereadores devem estudar mais”.

Em dezembro, o oposicionista Dilemário Alencar (Podemos) denunciou que o prefeito não havia aplicado  70% da sobra do Fundeb em benefício para os servidores da educação como determina a lei. “Teve vereador da oposição, sem compromisso com a verdade, e sites de Cuiabá, que eu chamo de ‘mídia fake’. Os vereadores, principalmente o da oposição, precisam estudar e se preparar mais. Eles ficam querendo enganar a população, pensando que o povo é bobo e não é”, pontuou Emanuel.

Emanuel disse que aplicou quase 71% dos recursos em gastos com pessoal e, por isso, não há sobra para fazer o rateio. Os outros 30% não podem ser usados para este fim e, além disso, também estão sendo aplicados em obras da Educação. “O Fundeb, 70% dele, é obrigação, é para ser investido em pessoal, pagamento de folha, direitos e tudo mais, e os outros 30% para investimento. Em virtude da pandemia muitos municípios não usaram os 70% em pessoal e a sobra desses recursos poderia ser rateado como forma de abono. Cuiabá investiu quase 71% nos profissionais da educação”, disse .

“Foi aplicado em salário, direitos, e uma série de outros que colocam os profissionais da educação com dignidade, respeitados e valorizados. Os outros 30% eu sou proibido de pegar esse dinheiro e ratear. Então chega desse ‘lero lero”, completou.

fonte:odocumento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *