Juiz acata denúncia do MP contra Silval e mais 8 e espera sentença neste ano por desvio de R$ 26,4 milhões
Organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e fraude, em base, levaram o juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, a acatar denúncia do Ministério Público Estadual (MP) contra o ex-governador Silval Barbosa e mais oityo pessoas. De acordo com o MPE, os prejuízos ao erário somama 26,4 milhões à época, sem juros.
A denúncia vem de um inquérito policial iniciado em 2016 que apontou irregularidades entre os anos de 2011 e 2014, tendo como origem reiterados desvios de recursos públicos por meio de contratos celebrados entre o Governo e as empresas Trimec Construtora e Terraplanagem Ltda. e S.M. Construtora Ltda.
Segundo a denúncia, os empresários Wanderley Facheti Torres e Rafael Yamada Torres, proprietários da Trimec, foram denunciados também pelos crimes de organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
Já o empresário Jairo Francisco Miotto, da S.M. Construtora, é acusado de compor organização criminosa, peculato e falsidade ideológica. O servidor público aposentado Cleber José de Oliveira, que atuou como superintendente de Manutenção e Operação de Rodovias, deve responder por organização criminosa e peculato.
Os procuradores acreditam que diante de provas cabais e substanciadas, a justiça terá uma posição ainda neste ano de 2022.
fonte:odocumento