7 de outubro de 2024

EXCLUSIVO! Bolsonaro lidera com 34,5% e abre 11 pontos sobre Lula; Moro surpreende em Cuiabá e aparece com 12,5%

Se as eleições gerias fossem hoje, o presidente Jair Bolsonaro (PL), teria vitória folgada, em Cuiabá, cidade considerada extremamente conservadora e apaixonada por políticos da extrema-direita brasileira.

De acordo com a PercentBrasil, na Capital do agronegócio, Bolsonaro é o líder com 34,5% das intenções de votos. O ex-presidente Lula (PT) aparece em segundo lugar ao atingir 23,7%.

Cenário 1

No pelotão de elite, o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) é a grande surpresa. Ele anunciou sua pré-candidatura no mês passado, e mesmo sem nunca ter pisado os pés em Cuiabá para debater o processo eleitoral, o homem que já vestiu a toga preta do judiciário abocanhou 12,5% das intenções de votos.

O ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes (PDT), desidratou com a entrada de Moro no páreo. Na pesquisa da Percent, ele tem 6%, seguido por Eduardo Leite (PSDB) com 3,5%. O tucano foi derrotado nas prévias do partido pelo governador de São Paulo, João Doria.

Cenário 2

Segundo turno

Em um cenário com provável confronto entre Bolsonaro e Lula, o atual presidente novamente leva vantagem. Ele atingiu exatos 37%, contra 27,5% creditados a Lula. Nulos e brancos somaram 17%, indecisos 12,2% e não responderam 6,3%.

Espontânea

Quando a PercentBrasil não apresentou nomes aos entrevistados, Bolsonaro impôs frente elástica aos seus adversários. Na modalidade espontânea, ele lidera com 29%, seguido pelo ex-presidente Lula que obteve 13,3%.

Espontânea

O ex-juiz é o terceiro com 4,8% das intenções de votos, acompanhado por Ciro Gomes que registrou 2,8%. Outros sete nomes apareceram com menos de 1%. De forma impressionante, a maioria esmagadora dos cuiabanos, 35,3%, disseram que vão votar em branco ou nulo, em 2022. Indecisos somaram 1,3%.

Rejeição

Na avaliação geral, o atual presidente e o ex-chefe do Alvorada seguem polarizados no quesito rejeição. Bolsonaro teve a recusa de 37,5% e Lula 36,7%. Ciro tem rejeição baixíssima de 1,5% e os demais estão com menos de 1%.

Rejeição

Metodologia

A PercenteBrasil fez a coleta de dados presencial entre os dias 1 e 3 de dezembro. Ao todo, foram aplicadas 600 entrevistas nas cinco maiores regiões da Capital. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

Sócio-proprietário da PercentBrasil, Ronye Steffan: “pelos números de Cuiabá, a sucessão presidencial tende a sair da polarização até meados do próximo ano”

“A terceira via, representada pelo ex-juiz Sérgio Moro, deve crescer muito nos próximos meses. Apesar da polarização, Bolsonaro e Lula estão com rejeição altíssima. Se o Moro acertar o discurso, ele pode disputar o segundo turno com Bolsonaro ou Lula”, projetou Ronye Steffan, sócio-proprietário da PercentBrasil.

fonte:odocumento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *