7 de outubro de 2024

PF faz operação para desocupar garimpo ilegal em terra indígena e destrói escavadeiras avaliadas em R$ 3,5 milhões

A Polícia Federal, com o apoio do Ibama e Funai, atuou no combate a extração ilegal de minérios, na Terra Indígena Sararé, Garimpo “Babalu” e Cooper Pontes, na região de Pontes e Lacerda, a 443 km de Cuiabá, na Operação Alfeu III. Na ação, os agentes destruíram seis escavadeiras que eram utilizadas na atividade garimpeira, além de outros materiais. Somente nas escavadeiras, foram cerca de R$ 3 milhões em prejuízos aos garimpeiros.

Na primeira fase da operação, 21 escavadeiras foram destruídas. Em março deste ano, foi cumprida a determinação judicial expedida pela 2ª Vara Federal de Cáceres, para desocupar o garimpo na Terra Indígena Sararé. No entanto através de imagens de satélite a PF constatou que a região continua a ser degradada, necessitando assim, nova intervenção policial no local.

A ação de encerramento da atividade garimpeira, somente foi possível, pela integração dos órgãos de fiscalização e repressão. O Ibama usou o poder de fiscalização para permitir a atuação das forças policiais em toda a extensão do garimpo, e a Funai realizou um levantamento prévio com a utilização de drones, que possibilitou a localização das máquinas utilizadas na atividade garimpeira.

A Polícia Federal e os demais órgãos envolvidos estão imbuídos na desativação e encerramento da atividade garimpeira proveniente de exploração ilegal.

fonte:odocumento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *