Prefeito entrega nova frota de ônibus “padrão ONU” e compara com BRT

Aentrega da nova frota de 144 ônibus ao transporte coletivo de Cuiabá foi comemorada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e autoridade durante a solenidade que ocorreu na Praça das Bandeiras, nesta terça (3). Os veículos são adequados ao padrão da Organização das Nações Unidas (ONU) de sustentabilidade e contam com climatização, câmeras de segurança, acessibilidade.
Rodinei Crescêncio
Prefeito destaca entrega e compara nova frota com modal BRT
Ao discursar no evento, o prefeito aproveitou para alfinetar o governador Mauro Mendes (DEM) sobre a situação do modal de transporte BRT cuja licitação ainda não foi iniciada. Defensor do VLT, Emanuel comparou a entrega de hoje com o modal escolhido pelo rival.
“Eu me arrisco a dizer que esqueça o BRT, governador. Porque, hoje, eu estou entregando o BRT para Cuiabá, (a nova frota) já representa, praticamente, o sistema de BRT para a população cuiabana. Agora, que o estado nos ajude a realizar o sonho da modernidade que é o VLT”, disparou.
Ao todo, Cuiabá tem mais de 260 mil pessoas que fazem uso do transporte coletivo atendidos diariamente. A Prefeitura tem inserido de forma gradativa ônibus tipo “Padron”, com baixa emissão de poluentes locais e CO2, conforme a Agenda 2030, sendo Cuiabá signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).
No evento, o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) destacou a lisura do processo de contratação das empresas.
“A licitação de transporte é sempre complicada e a Prefeitura de Cuiabá fez uma licitação muito tranquila, muito correta e aberta para todo o país. E hoje está entregando os ônibus mais modernos de todas as capitais. Não tem uma capital que tenha tantos ônibus tão modernos e novos como aqui. Parabenizo a Prefeitura de Cuiabá e também ao povo cuiabano por ter escolhido o prefeito Emanuel Pinheiro para continuar administrando Cuiabá”, disse.
O processo de renovação da frota de ônibus se deu Concorrência Pública nº 005/2019, dividida em quatro lotes, vencidos pelas empresas: Integração Transporte LTDA; Caribus Transportes e Serviços LTDA; Rápido Cuiabá Transporte Urbano LTDA e Viação Paraense LTDA.
O secretário de Mobilidade Urbana, Juarez Samaniego, falou do impacto da melhoria no sistema para a população mais carente. “Isso vai dar tranquilidade, conforto e segurança aos usuários do transporte público. A orientação do prefeito é para que não haja aumento, os empresários irão pedir compensação tarifária e a prefeitura vem bancando parte do subsídio em virtude da pandemia e eu acredito que os quatro empresários sejam coerentes neste momento, não peçam aumento e permaneça a R$4.10. Eu me sinto orgulhoso de pegar esse trabalho já começado pelo amigo Antenor. Muitas coisas virão na mobilidade urbana da nossa Capital”, disse.
fonte:rdnews