7 de outubro de 2024

Não é caminho, afirma Max sobre plano de greve de servidores por RGA e fará ponte

Opresidente da Assembleia, deputado estadual Max Russi (PSB), afirma que “é muito ruim” uma greve geral dos servidores do Executivo por conta do pagamento da Revisão Geral Anual (RGA). O parlamentar prometeu ser uma ponte para intermediar a discussão entre representantes do Fórum Sindical e o governador Mauro Mendes (DEM). A reunião está marcada para a manhã desta terça (8).

Russi disse que está à disposição dos representantes do Fórum, mas avalia como má ideia uma possível greve geral. “Ainda mais em uma pandemia, e o Estado precisando se desenvolver, gerar emprego e renda. A greve geral vem paralisar os serviços públicos. Esse não é o caminho. A gente precisa construir diálogo”.

Os coordenadores do Fórum Sindical falam que vão continuar fazendo uma série de movimentos mais fortes, como paralisações e protestos, até o Governo se sensibilizar e perder o medo de conversar com a categoria. A greve seria o final do túnel. Na última semana, eles chegaram a fazer uma carreata, que saiu da Orla do Porto e foi até a sede do Governo, no Centro Político.

Governo prevê o pagamento de 5,5% da revisão de 2021, segundo projeto da LDO de 2022. Mauro já conseguiu conceder a RGA de 2018 no pagamento de junho. Quanto a 2019, o governo já tem o aval do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), que apontou a legalidade dos pagamentos retroativos. Contudo, a RGA de 2020 não deve ser paga, já que é ano de vigência Lei Complementar nº 173/2020, que proíbe reajuste salarial a servidores públicos durante a pandemia.

fonte:rdnews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *