Deputado pede apoio de prefeito para Cuiabá sediar jogos da Copa América

Odeputado estadual Wilson Santos (PSDB) pediu, na manhã desta terça (1º), apoio do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e do deputado federal Emanuelzinho (PTB) para Cuiabá ser uma das cidades-sede da Copa América. O governador Mauro Mendes (DEM) já havia sinalizado positivamente sobre a possível realização dos jogos na Capital e colocou a Arena Pantanal à disposição da CBF.
O parlamentar intermediou um diálogo por telefone do secretário geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldman, com o prefeito de Cuiabá, da qual foi ressaltada a importância da Capital e o compromisso de medidas sanitárias rígidas em meio à pandemia da Covid-19.
“Cuiabá já teve a experiência bem sucedida de ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e a CBF deseja tê-la como parceira na Copa América. Entendemos que medidas sanitárias devem ser adotadas e terá nosso apoio para o cumprimento integral disso”, declarou Feldman.
Ex-prefeito de Cuiabá por dois mandatos, o deputado Wilson Santos citou que outras competições sul-americanas de futebol estão sendo realizadas, como partidas da Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro, o que não impede a realização da Copa América no país.
“É uma oportunidade para Cuiabá vender o seu potencial econômico, turístico e histórico. Que façamos a Copa América de forma rigorosa. Todos os atletas e membros das delegações já chegam devidamente vacinados. Não haverá público no estádio. Todas as medidas de biosegurança serão adotadas e rigorosamente fiscalizadas”, frisou o deputado.
Por outro lado, Wilson Santos lembrou que Emanuel Pinheiro poderá aproveitar a oportunidade de Cuiabá sediar a Copa América para reivindicar melhorias ao município. Em resposta ao pedido do parlamentar, o prefeito afirmou que tem ressalvas a realização da Capital ser sede do torneio sul-americano. Porém, está disposto a discutir a possibilidade de trazer alguns jogos para cá.
“A princípio eu considero desaconselhável um espetáculo desta natureza em um período de pandemia. O foco do gestor da classe política é a vacinação da população e não abrirmos novos flancos que dão uma mensagem nada positiva à sociedade. Estou pensando na população e vou ouvir a sociedade para tomar a melhor decisão por Cuiabá”, pontuou.
Quase certo
Apesar de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Rio Grande do Sul recusarem receber o evento, os governos de São Paulo, Mato Grosso e Amazonas se colocaram à disposição da CBF, sendo assim, Cuiabá é uma das cidades cotadas para receber os jogos da competição.
Em contrapartida de muitos políticos, jornalistas e médicos especialistas, o presidente Jair Bolsonaro disse na manhã de hoje que, no que depender dele e de ministros de seu governo, inclusive o da pasta da Saúde, o Brasil sediará a Copa América de futebol neste ano.
Em 2021, o torneio vai contar com 10 seleções, distribuídas em dois grupos de cinco, começando no dia 11 e sendo concluída em 10 de julho.
fonte:rdnews