17 de janeiro de 2025

Primeira-dama lança projeto que prevê qualificar 10 mil pessoas até 2024

Oprefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e a primeira-dama Márcia Pinheiro lançaram na tarde desta segunda (17), mais uma ação do programa Pra Frente Cuiabá. Com foco em qualificar o capital humano da cidade, o Qualifica Cuiabá, projeto criado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, ganha nova edição.

Suas três primeiras edições totalizaram 4,5 mil pessoas atendidas. Agora, o objetivo é alcançar a marca de 10 mil pessoas capacitadas até o fim da gestão. Já este ano, 1960 vagas estarão disponíveis, com início da primeira turma já no dia 14 de junho. A ação é executada pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e Secretaria da Mulher.

“Investir em Cuiabá é investir nas pessoas, no bem-estar da nossa gente e eu tenho muito orgulho de anunciar mais esta nova versão do Qualifica Cuiabá, programa idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro que leva oportunidade de construção de um futuro melhor por meio da educação”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Pensando na cidade do futuro é que o programa Pra Frente Cuiabá, que tem como foco o desenvolvimento do capital humano, rural e industrial da capital de Mato Grosso apresenta cinco ações, uma para cada setor a ser desenvolvido, desde o perímetro urbano ao rural. São eles: Sine da Gente, Enem Digital, Qualifica, Agro da Gente e Cuiabanco. Com o Sine da Gente em pleno funcionamento, agora entra em ação a nova versão do Qualifica Cuiabá.

“Estou emocionada de estar aqui renovando esse compromisso do Qualifica, idealizado inicialmente apenas como uma qualificação, mas que veio agregado a oportunidade de mudar de vida. É uma grande satisfação lançar essa nova versão. Recebi a informação de que o Governo Federal vai lançar um programa baseado no nosso e que também Maringá fará o mesmo, isso mostra que estamos no caminho certo e que nas várias reuniões, todo o trabalho dedicado valeu a pena. Ver essa carreta hoje é um sonho realizado e que será ainda maior quando alcançarmos as 10 mil capacitações ao fim da gestão”, disse a primeira-dama Márcia Pinheiro, idealizadora do projeto.

A partir de agosto

O Qualifica integra as ações do programa Pra Frente Cuiabá, que pensando na Cuiabá do futuro pretende desenvolver a cidade em todas as frentes, explorando cada região e setor produtivo para que se desenvolve de forma linear por todo o perímetro urbano e rural.

Serão 98 turmas, com 1960 vagas totais de qualificação com início a partir de agosto de 2021. Construção civil, Tecnologia da Informação, Alimentos, Gestão, Vestuário são alguns dos cursos que serão oferecidos, além de programação específica para atender o público feminino, jovens em busca de primeiro emprego, empreendedorismo e palestras sobre álcool, drogas e violência contra mulher.

Outra categoria que vai receber atenção nesta nova edição do Qualifica é a de estagiários da Prefeitura de Cuiabá. São 235 profissionais em formação, 210 de nível superior e 25 de nível médio que pela primeira vez receberão qualificação como servidores municipais, com palestras e cursos para que entendam como funcionam os serviços ofertados à população, quais os direitos e responsabilidade como servidores públicos.

Confira os números da nova versão do Qualifica Cuiabá:

Serão 98 turmas, 1960 vagas totais, das quais 1.700 são de qualificação e 260 de aperfeiçoamento (Empreendedorismo). Os cursos terão início em 3 etapas: Etapa 1 – Início em 06/08/2021 – 32 Turmas e 640 vagas; Etapa 2 – Início em 03/09/2021 – 33 Turmas e 660 vagas e Etapa 1 – Início em 04/11/2021 – 33 Turmas e 660 vagas.

Área dos cursos: Construção Civil, Energia, Metalmecânica, Alimentos, Tecnologia da Informação, Gestão, Vestuário, Educação

Público do Projeto: Jovens em busca do primeiro emprego, Mulheres, Pessoas em vulnerabilidade social, PCD´s

Diferenciais do Projeto 2021: 

-Formação dos Jovens para Inovação e Tecnologia (Cursos – Desenvolvedor de Jogos Digitais, Designer Gráfico)

-Palestras sobre: Álcool e Drogas, Violência contra Mulher

-Oferta de Cursos de Empreendedorismo: Estimular as startups, promover integração, e troca de conhecimento para o público que busca o próprio negócio.

fonte:rdnews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *