7 de outubro de 2024

Obras de esgoto no Consil entram na fase final e bairro integrará rede de esgoto

Região adensada e de grande movimento, o Consil passa a integrar, a partir deste mês, o Sistema Dom Aquino de Esgotamento Sanitário. Com ampla cobertura à localidade, os serviços de coleta e tratamento de esgoto estarão disponíveis à população já a partir de junho de 2021. As obras, realizadas pela Águas Cuiabá – empresa do Grupo Iguá, fazem parte do programa de expansão do saneamento básico da capital mato-grossense. Até 2024, o município contará com 91% de cobertura esgoto.

A implantação das redes é feita todos os dias da semana, das 7h às 20h. No total, 65 profissionais atuam nas obras do Consil. O serviço é executado por empreiteiras terceirizadas, sob a supervisão de gestores da concessionária. A estimativa é que as intervenções na região, incluindo o prazo de recomposição asfáltica, estarão concluídas até a primeira quinzena de maio.

O bairro Consil passará a contar com 9.650 metros de redes de esgoto, atendendo a 9.680 mil pessoas. O material coletado será transportado até a Estação Elevatória da Prainha, sendo conduzido, em seguida, à Estação de Tratamento Dom Aquino. Com a cobertura de saneamento à região, meia tonelada de carga poluidora será tratada por dia, deixando de gerar contaminação ambiental. “Na prática, isso significa mais saúde para as pessoas e conservação dos recursos naturais, sobretudo as reservas de água, essenciais à vida”, observa o diretor geral, William Figueiredo.

Da AssessoriaSistema de Esgoto Consil - obra - �guas Cuiab� 1

Concluídas as instalações, chegará o momento de realizar a conexão das edificações à rede coletora. As orientações sobre como proceder serão levadas aos clientes residenciais e comerciais após as obras. Profissionais da concessionária entregarão material explicativo, além de tirar dúvidas e informar os canais de atendimento da Águas Cuiabá.

“As adequações internas são uma atribuição do responsável pelo imóvel. Mas é algo sim, que consiste basicamente em instalar uma tubulação ligando a caixa de gordura e demais pontos de esgoto da residência ao Terminal de Inspeção e Limpeza deixado na calçada pela concessionária. Nosso time permanecerá à disposição da comunidade para garantir clareza quanto aos procedimentos necessários”, explica Figueiredo.

  fonte:rdnews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *