VÍCIO EM SEXO: COMO SABER SE O PRAZER SE TORNOU UM PROBLEMA?
O vício em sexo, também conhecido como compulsão sexual, é um distúrbio mental em que o comportamento sexual se torna o foco na vida da pessoa. Esse é um problema que não está, necessariamente, relacionado ao número de parceiros ou com a frequência em que a prática do sexo acontece.
Priorizar o ato sexual em detrimentos de outras atividades é que é o problema. As pessoas com essa condição também podem ser viciadas em pornografia e em masturbação. Outro sintoma desse vício são os sentimentos de ansiedade e vergonha, capaz de comprometerem a vida social do indivíduo.
É difícil, para as pessoas que sofrem desse mal, a realização de fantasias sexuais. Elas nunca se sentem plenamente realizadas e procuram sempre buscar mais prazer. Elas não costumam a ter um parceiro sexual fixo. Também se estimulam com frequência e têm dificuldade de se envolver emocionalmente com outras pessoas.
Também pode acontecer de pessoas viciadas em sexo se comportarem de forma inadequada socialmente. É possível ocorrer situações de assédio por causa das dificuldades de controlar as fantasias sexuais e de focar em outras atividades. A negligência ao autocuidado também pode ser um sintoma da compulsão.
O ideal, para quem se sente com todos esses sintomas, é procurar um especialista em saúde mental. Psicólogos, psiquiatras e terapeutas podem ajudar a lidar com o problema e também ajudar com remédios que diminuam o desejam sexual. Porém, o primeiro passo para alguém superar essa condição é assumir que tem a doença.